O olhar clínico sobre os fatores prognósticos das afasias

Autores

  • Camila Neves Universidade Federal da Bahia
  • Melissa Catrini Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p208-217

Palavras-chave:

Afasia, Prognóstico, Revisão, Terapia da Linguagem, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: Identificar o modo como os fatores prognósticos têm sido abordados e sua implicação nos alicerces teórico-metodológicos que fundamentam o raciocínio clínico com relação ao prognóstico no campo da afasiologia. Método: Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados SciELO, PubMed e Periódicos CAPES, utilizando as palavras-chaves “afasia”, “prognóstico” e “fatores” e seus correspondentes em inglês. Foram incluídos artigos publicados entre 2005 e 2015, em português, inglês ou francês, que relacionassem o prognóstico da afasia a uma variável (fator). Resultados: Foram selecionados 15 artigos, nos quais foram identificados 29 fatores prognósticos. Destes, os mais citados foram idade, extensão e local da lesão, sexo e escolaridade. No entanto, idade, sexo e escolaridade não foram considerados como significantes para a previsão do prognóstico na maioria dos artigos. Discussão: Em geral, as pesquisas que envolvem fatores prognósticos relacionados às afasias são analisadas sob uma perspectiva organicista, o que leva à homogeneização dos pacientes e das manifestações sintomáticas de linguagem, desconsiderando os aspectos subjetivos e sociais em favor dos aspectos orgânicos. Isto se deve à uma concepção específica de cura e sucesso terapêutico, sendo refletida na escolha da metodologia da pesquisa. Conclusão: Faz-se necessário estudar os aspectos subjetivos e sociais, através de um olhar clínico que contemple a pluralidade sintomática. Para isso, um método qualitativo de pesquisa seria mais indicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Neves, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (2016).

Melissa Catrini, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora Adjunto I do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Neves, C., & Catrini, M. (2017). O olhar clínico sobre os fatores prognósticos das afasias. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 208–217. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p208-217

Edição

Seção

Artigos