Recursos de biossegurança na avaliação audiológica básica: estudo comparativo entre o uso do protetor descartável de fone de ouvido e o uso do policloreto de vinila (PVC)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p292-301Palavras-chave:
Audiologia, Exposição a Agentes Biológicos, AudiometriaResumo
Objetivo: O estudo comparou o efeito do Protetor Descartável de Fone de Ouvido® e do filme PVC (Policloreto de Vinila) nos limiares de audibilidade para tons puros, fala e o efeito deste último material nos limiares do reflexo acústico, afim de verificar a possibilidade de adoção destes materiais como medidas de biossegurança. Método: Realizado com 72 indivíduos de 18 a 40 anos, com audição normal, em uma clínica escola de fonoaudiologia de uma universidade federal. Resultados: Nos limiares do reflexo acústico, não houve diferença estatisticamente significante entre os materiais utilizados. Já na audiometria e no LRF (Limiar de Reconhecimento de Fala) houve uma pequena diferença nos limiares, porém manteve-se dentro do intervalo de segurança de 95%. Conclusão: Diante dos resultados e recomendação da American Speech-Language-Hearing Association – ASHA pode-se afirmar que o Protetor Descartável de Fone de Ouvido® e o filme PVC não interferem na avaliação audiológica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maria Raquel Speri, Fabiana Cristina Mendonça de Araújo, Marilia Pinheiro Pontes, Jaciara Fonseca Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.