Associação entre desenvolvimento de linguagem e ambiente escolar em crianças da educação infantil

Autores

  • Julie Mary Mourão Alves Fonoaudilóloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda de Jesus Alvarenga Carvalho Mestre em Ciências Fonoaudiólogas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stella Carolina Gonçalves Pereira Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andrezza Gonzalez Escarce Mestre em Ciências Fonoaudiólogicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lúcia Maria Horta Figueiredo Goulart Doutoura e Orientadora do Programa de Pós Granduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stela Maris Aguiar Lemos Doutoura e Orientadora do Programa de Pós Granduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p342-353

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Desenvolvimento da linguagem, Educação infantil

Resumo

Objetivo: Investigar a associação entre o desenvolvimento de linguagem, a qualidade do ambiente escolar, escolaridade parental, sexo e idade de crianças na faixa etária de quatro a seis anos, matriculadas em Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte. Métodos: Trata-se de estudo observacional analítico transversal com amostra probabilística. Estudou-se 169 crianças de quatro a seis anos, matriculadas em cinco Unidades Municipais de Educação Infantil. Os instrumentos utilizados foram: questionário estruturado, protocolo de Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem e Early Childhood Environment Rating Scale-Revised. Realizou-se análise descritiva dos dados e associação entre as variáveis de exposição e os eventos. Foram consideradas associações estatisticamente significativas aquelas que apresentaram valor p≤0,05%. Resultados: 47,9% e 52,1% das crianças pertenciam ao sexo masculino e feminino, respectivamente, com predomínio da faixa etária de cinco anos (62,7%). 22,5% das crianças apresentaram algum distúrbio no desenvolvimento da linguagem. Predominaram responsáveis com ensino médio completo e superior incompleto (42,6%). A pontuação da média global da ECERS-R indicou qualidade de nível entre mínimo e bom; a maior média quanto à qualidade do ambiente escolar refere-se à sub escala Interação, que corresponde ao nível entre bom e excelente. Houve associação com significância estatística somente entre o desenvolvimento da linguagem e a sub escala interação e idade. Conclusão: O desenvolvimento da linguagem apresentou associação com significância estatística com a idade e o domínio interação da escala ECERS-R. Não houve associação com significância estatística entre o resultado da linguagem e as variáveis: ambiente escolar, domínio linguagem e raciocínio da escala ECERS-R, sexo e escolaridade parental.

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Biografia do Autor

Julie Mary Mourão Alves, Fonoaudilóloga graduada na Universidade Federal de Minas Gerais

Inexistentes

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Alves, J. M. M., Carvalho, A. de J. A., Pereira, S. C. G., Escarce, A. G., Goulart, L. M. H. F., & Lemos, S. M. A. (2017). Associação entre desenvolvimento de linguagem e ambiente escolar em crianças da educação infantil. Distúrbios Da Comunicação, 29(2), 342–353. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i2p342-353

Edição

Seção

Artigos