Reabilitação auditiva: papel da família na adesão ao uso do sistema de transmissão sem fio na escola

Autores

  • Amanda Giglio Eugenio Barreiros PUC, São Paulo - SP
  • Beatriz de Castro Andrade Mendes PUC, São Paulo - SP
  • Luisa Bazarghi Ficker PUC, São Paulo - SP
  • Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes PUC, São Paulo - SP

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Sistema de frequência modulada, Adesão ao tratamento, Família

Resumo

Objetivo: descrever e analisar o processo de adaptação e consistência de uso em sala de aula, do sistema de Frequência Modulada (FM) em crianças com deficiência auditiva, considerando a relevância do papel da família como intermediária entre o serviço e a escola. Método: Foi realizada entrega e adaptação do FM e explicações iniciais para pais, tais como: manuseio do dispositivo, duração da bateria e posicionamento do transmissor. No mesmo dia, os pais foram orientados a levar essas informações aos professores e foram agendados dois retornos. No primeiro foram realizadas avaliação de percepção de fala, aplicação do questionário socioeconômico e entrevista inicial com os pais, para obter informações que não constavam no prontuário; no segundo retorno, ocorreram o registro do uso diário do FM e a entrevista com pais para coletar informações quanto ao uso e dificuldades encontradas. Resultados: Observou-se equilíbrio quanto ao uso do FM. 43,9% utilizaram de forma consistente e 56,1% de forma inconsistente. Verificou-se que as crianças com perdas unilaterais tiveram tendência a menor utilização do FM. Não foi encontrada associação estatisticamente significativa no uso consistente do FM, quando comparado com as características da escola. A maioria dos pais relatou que os filhos estão fazendo uso do FM, no entanto, a média de horas não confirmou essa informação. Conclusão: Os achados deste estudo sugerem a necessidade de assistência aos pais na relação com os professores e na consistência de uso do sistema FM, a partir de relação formal estabelecida com a escola e o acompanhamento pelo fonoaudiólogo do serviço de saúde, que pode monitorar o uso do sistema na escola através de medidas diretas no transmissor.

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Publicado

2017-01-18

Como Citar

Barreiros, A. G. E., Mendes, B. de C. A., Ficker, L. B., & Novaes, B. C. de A. C. (2017). Reabilitação auditiva: papel da família na adesão ao uso do sistema de transmissão sem fio na escola. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/30817

Edição

Seção

Artigos