Análise perceptivo-auditiva e autopercepção da voz em pastores evangélicos

Autores

  • Fernanda Bernadeth de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil.
  • Anna Carolina Ferreira Marinho Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil.
  • Letícia Caldas Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p692-701

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Voz, Religiosos, Distúrbios da voz

Resumo

Objetivo: verificar a associação entre a qualidade da voz e queixa vocal com as variáveis, gênero, idade, tempo de ministério, horas de trabalho, parâmetros vocais e autopercepção vocal em pastores evangélicos. Método: estudo descritivo, analítico de delineamento transversal. Amostra de 52 religiosos, entre 20 a 69 anos; 38 homens e 14 mulheres, média de 8 horas de trabalho, entre 1 a 32 anos de ministério. Foram incluídos pastores ou pastoras, entre 20 a 69 anos, em exercício ministerial e excluídos pastores gagos ou que estivessem resfriados. Procedimentos: gravação das vozes dos participantes, com a emissão da vogal sustentada /a/, dos dias da semana e a leitura de um trecho aleatório do livro de salmos da Bíblia Sagrada. Em seguida, três fonoaudiólogas especialistas em voz, e por consenso, realizaram análise perceptivo auditiva da voz. Houve também aplicação de um questionário com identificação dos dados sociodemográficos e autopercepção da voz e de aspectos da fala em público. Foi realizada análise descritiva dos dados e os testes de associação Qui Quadrado de Pearson e Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de p≤0,05 (5%). Resultados: a qualidade vocal foi avaliada como alterada em 47,2% da amostra, com grau de alteração leve 41,5%. Os demais parâmetros vocais pitch, articulação, loudness, ressonância, velocidade de fala foram considerados adequados na maioria da amostra. 78,85% dos pastores mostrou uma boa autopercepção da fala em público, 52% autoperceberam a voz como razoável e a maioria, 76,9%, relatou queixas vocais de cansaço e rouquidão após o uso da voz; quase todos os pastores (92,5%) disseram que são capazes de manter a atenção e influenciar o ouvinte ao falar em público. Houve associação das queixas vocais com o gênero masculino (p<0,001), faixa etária de 39 a 58 anos (p<0,001) e com profissionais que utilizavam a voz de 5 a 8 horas por dia (p<0,001). As demais variáveis não se associaram com as queixas. Houve associação da qualidade vocal alterada (p<0,034) com a faixa etária de 39 a 58 anos, grau de alteração vocal leve (p<0,001) com a ressonância alterada (p<0,001), pitch (p <0,003) e autopercepção da fala em público (p<0,001) adequados. Conclusão: a maioria dos pastores evangélicos apresenta relato de queixas vocais de cansaço vocal e rouquidão após o uso da voz profissional, mais incidente no sexo masculino, entre 39 a 58 anos, nos pastores que usam a voz de 5 a 8 horas por dia. Quase metade deles apresenta qualidade de voz alterada, associada a esta mesma faixa etária, com alteração da ressonância. Pitch e autopercepção da fala em público adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Bernadeth de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Anna Carolina Ferreira Marinho, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Mestranda de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Letícia Caldas Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG - Belo Horizonte, MG, Brasil.

 

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Souza, F. B. de, Marinho, A. C. F., & Teixeira, L. C. (2017). Análise perceptivo-auditiva e autopercepção da voz em pastores evangélicos. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 692–701. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p692-701

Edição

Seção

Artigos