Programa fonoaudiológico de formação de professores: avaliação da efetividade

Autores

  • Márcia Emília da Rocha Assis Eloi Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-8224-7557
  • Juliana Nunes Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanessa Oliveira Martins-Reis Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p759-771

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação Continuada, Docentes, Desenvolvimento da Linguagem, Transtornos da linguagem, Saúde Escolar

Resumo

Objetivo: testar a efetividade do Programa Fonoaudiológico de Formação de Professores. Métodos: trata-se de um ensaio prospectivo que contou com a participação de 70 professores do ensino fundamental. O programa consta de 10 módulos e tem o objetivo de instrumentalizar os professores quanto ao desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Os módulos tiveram duração de 2 horas cada um, que somados a 10 horas de atividades complementares, totalizou 30 horas. Para verificar a efetividade do programa, os professores responderam ao questionário “Percepção de Professores em Linguagem” que possui 10 questões de casos hipotéticos envolvendo alunos do ensino fundamental, antes e após a participação no mesmo. A partir do questionário foram criados os índices de percepção global (IPG), de alterações da linguagem oral (IPLO) e da linguagem escrita (IPLE) e do desenvolvimento adequado (IPDA). Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: Observou-se diferença estatisticamente significante pré e pós-formação nos índices IPLO, IPLE e IPG. Os professores não apresentaram diferenças no índice IPDA. Conclusão: A percepção do professor sobre os aspectos de desenvolvimento da linguagem oral e escrita mudou de forma significativa pós-participação no programa. O estudo mostra a relevância do programa de formação para os professores do ensino fundamental com efetividade na mudança da percepção frente a casos de alterações da linguagem oral e escrita.

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Biografia do Autor

Márcia Emília da Rocha Assis Eloi, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFES), Mestre em Ciências Fonoaudiológicas (UFMG), Especialista em Fonoaudiologia Educacional (CFFa), Psicopedagoga, Fonoaudióloga (FEAD - Minas). Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Vila Velha

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Eloi, M. E. da R. A., Santos, J. N., & Martins-Reis, V. O. (2017). Programa fonoaudiológico de formação de professores: avaliação da efetividade. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 759–771. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p759-771

Edição

Seção

Artigos