Vivências acadêmicas e ações de promoção da saúde em uma instituição de longa permanência para idosos: relato de experiência fonoaudiológica

Autores

  • Aline Arakawa-Belaunde Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anicy Back Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Cardozo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Heloisa Opaloski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-385-391

Palavras-chave:

envelhecimento, relações interpessoais, promoção da saúde, estrutura de grupo, fonoaudiologia

Resumo

A mudança da pirâmide etária brasileira, com o aumento da população idosa, é um aspecto que se evidencia ao longo dos anos. A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) pode ser um equipamento social como possível alternativa para o cuidado de algumas pessoas que envelhecem. Neste contexto, pode-se encontrar na formação de grupos, o fortalecimento do sujeito frente às adversidades em prol de uma melhor qualidade de vida, a qual pode se dar por meio da realização de atividades à promoção da saúde. Este trabalho tem o objetivo de descrever aspectos relativos às atividades em grupo de idosos de uma ILPI do sul do país. Foram realizadas atividades semanais com 20 idosos residentes na ILPI, totalizando 12 encontros. Pode-se observar predomínio do sexo masculino. As ações foram realizadas por meio de rodas de conversa, cantigas e confecção de materiais em conjunto, sendo parte das ações com enfoque ao aspecto lúdico. Buscou-se realizar a estimulação cognitiva, da comunicação, expressividade e do convívio social. Ao longo dos encontros observou-se crescente motivação dos residentes no envolvimento do que era proposto, bem como a aproximação dos profissionais da ILPI com as condutoras das atividades. A atuação fonoaudiológica se deu ao ampliar o olhar além do aspecto técnico, mas voltado à promoção da saúde do idoso.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Arakawa-Belaunde, A., Back, A., Cardozo, C., Opaloski, H., & Guimarães, M. (2018). Vivências acadêmicas e ações de promoção da saúde em uma instituição de longa permanência para idosos: relato de experiência fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 30(2), 385–391. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-385-391

Edição

Seção

Comunicações