Produção científica sobre disfagia orofaríngea em idosos nos periódicos brasileiros: uma análise bibliométrica

Autores

  • Laianna Keyla Virgolino Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH) com ênfase em Saúde do Idoso, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/EBSERH), Residente.
  • Leandro Pernambuco Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Departamento de Fonoaudiologia, Professor Adjunto.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p529-538

Palavras-chave:

Transtornos de deglutição, Idoso, Envelhecimento, Bibliometria

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil da produção científica sobre disfagia orofaríngea em idosos nos periódicos brasileiros, no período de 1995 a 2015. Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de tipo descritiva, com análise bibliométrica. A busca foi realizada a partir da estratégia de cruzamento dos descritores “idoso”, “transtornos de deglutição” e “envelhecimento” e do termo “disfagia”, aplicando, em seguida, a seletividade para os critérios de inclusão. Foram considerados quatro grupo de variáveis: identificação da publicação, características dos autores, tipo de estudo e aspectos bibliométricos. Os dados foram submetidos à análise descritiva. Resultado: Foram identificados 9987 artigos, sendo excluídos 9827 por não cumprirem os critérios de inclusão, sendo selecionados 43 artigos para leitura final do texto completo e análise bibliométrica. As instituições com maior número de estudos se encontram na região Sudeste do Brasil, assim como seus autores; a abordagem dos estudos foi majoritariamente quantitativa, seguida da abordagem mista; o tipo de estudo mais encontrado foi o transversal e as amostras concentradas entre 20 e 39 participantes. Os periódicos com maior número de publicações foram os especializados em Fonoaudiologia. Conclusão: Neste estudo constatou-se grande polarização das publicações na Região Sudeste, em especial nas universidades públicas do estado de São Paulo. Houve predomínio da abordagem quantitativa e de estudos transversais, com maior produção sobre o tema na área da Fonoaudiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Rodrigues, L. K. V., & Pernambuco, L. (2017). Produção científica sobre disfagia orofaríngea em idosos nos periódicos brasileiros: uma análise bibliométrica. Distúrbios Da Comunicação, 29(3), 529–538. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i3p529-538

Edição

Seção

Artigos