Representações sociais da velhice e do cuidado enunciadas por acadêmicos de fonoaudiologia e de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-402-410Palavras-chave:
Ennvelhecimento, Fonoaudiologia, Educação em enfermagemResumo
Objetivo: Analisar as representações sociais que estudantes de fonoaudiologia e de enfermagem têm sobre a velhice e sobre o cuidado ao idoso. Métodos: Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 25 acadêmicos, matriculados em duas universidades públicas e duas privadas, situadas no Sul do Brasil. Para a coleta das informações utilizou-se de entrevista semiestruturada, composta por questões abertas, que foram gravadas em mídia digital. Os dados da pesquisa foram organizados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: As representações sociais dos acadêmicos possibilitaram a organização de ideias centrais, ancoragens e do próprio Discurso do Sujeito Coletivo, indicando que, por um lado, os cuidados voltados aos idosos são fundamentados apenas no seu declínio físico, sendo o idoso destituído do seu poder de decisão e a velhice infantilizada. Por outro lado, as representações sociais dos estudantes, também, mostraram que a reciprocidade na relação entre cuidador e sujeito idoso pode dinamizar o processo de cuidar, ultrapassando estereótipos negativos sobre a velhice. Conclusões: A construção representacional sobre o cuidado voltado ao idoso, imbuída de estereótipos que resultam em um olhar negativo da velhice, merece atenção durante a formação de profissionais de saúde.
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Copyright (c) 2018 Juliana Mendes, Giselle Massi, Mariluci Hautsch Willig, Nadine de Biagi Ziesemer, Ana Paula Berberian Vieira da Silva, Telma Pelaes de Carvalho
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