Representações sociais da velhice e do cuidado enunciadas por acadêmicos de fonoaudiologia e de enfermagem

Autores

  • Juliana Mendes Universidade Federal do Paraná
  • Giselle Massi Universidade Tuiuti do Paraná
  • Mariluci Hautsch Willig Universidade Federal do Paraná
  • Nadine de Biagi Ziesemer Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula Berberian Vieira da Silva Universidade Tuiuti do Paraná
  • Telma Pelaes de Carvalho Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-402-410

Palavras-chave:

Ennvelhecimento, Fonoaudiologia, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as representações sociais que estudantes de fonoaudiologia e de enfermagem têm sobre a velhice e sobre o cuidado ao idoso. Métodos: Pesquisa qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram do estudo 25 acadêmicos, matriculados em duas universidades públicas e duas privadas, situadas no Sul do Brasil. Para a coleta das informações utilizou-se de entrevista semiestruturada, composta por questões abertas, que foram gravadas em mídia digital. Os dados da pesquisa foram organizados segundo o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: As representações sociais dos acadêmicos possibilitaram a organização de ideias centrais, ancoragens e do próprio Discurso do Sujeito Coletivo, indicando que, por um lado, os cuidados voltados aos idosos são fundamentados apenas no seu declínio físico, sendo o idoso destituído do seu poder de decisão e a velhice infantilizada. Por outro lado, as representações sociais dos estudantes, também, mostraram que a reciprocidade na relação entre cuidador e sujeito idoso pode dinamizar o processo de cuidar, ultrapassando estereótipos negativos sobre a velhice. Conclusões: A construção representacional sobre o cuidado voltado ao idoso, imbuída de estereótipos que resultam em um olhar negativo da velhice, merece atenção durante a formação de profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

Juliana Mendes, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná

Giselle Massi, Universidade Tuiuti do Paraná

Fonoaudióloga. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná

Mariluci Hautsch Willig, Universidade Federal do Paraná

Professora Colaboradora de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional - Universidade Federal do Paraná

Nadine de Biagi Ziesemer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora da Graduação em Fonoaudiologia e do Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná

Telma Pelaes de Carvalho, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda no Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Mendes, J., Massi, G., Willig, M. H., Ziesemer, N. de B., Silva, A. P. B. V. da, & Carvalho, T. P. de. (2018). Representações sociais da velhice e do cuidado enunciadas por acadêmicos de fonoaudiologia e de enfermagem. Distúrbios Da Comunicação, 30(2), 402–410. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-402-410

Edição

Seção

Comunicações