Construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos

Autores

  • Tassiana Barbeiro Fragoso de Sá Curso de especialização em neuropsicologia aplicada à neurologia infantil, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Ricardo Franco de Lima Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Taís de Lima Ferreira Mattar Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Sylvia Maria Ciasca Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p158-169

Palavras-chave:

Linguagem infantil, compreensão, psicometria, testes neuropsicológicos, testes de linguagem

Resumo

Objetivo: Descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas no conteúdo. Método: A pesquisa consistiu em: levantamento e caracterização de instrumentos nacionais e internacionais destinados à avaliação da compreensão da linguagem oral de crianças; elaboração do instrumento; e análise do instrumento por cinco juízes. A análise estatística envolveu cálculo da porcentagem de concordância, razão de validade de conteúdo e índice de validade de conteúdo. Resultados: Foram levantados 19 instrumentos que avaliam a compreensão da linguagem oral utilizando palavras isoladas, ordens simples ou complexas e textos. Posteriormente, foi elaborado instrumento composto por oito fases com oito itens cada. A tarefa consiste na manipulação de figuras pela criança, conforme as ordens do avaliador com nível crescente de dificuldade. A análise dos juízes indicou resultados satisfatórios para os índices calculados para o instrumento como um todo. Os itens com índice insatisfatório foram revisados para compor a versão final do instrumento. Conclusão: O estudo descreveu a primeira etapa do processo de construção do instrumento e foram obtidas evidências de validade baseadas no conteúdo. Estudos posteriores serão conduzidos para obtenção de outras fontes de evidência de validade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos