Construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p158-169Palavras-chave:
Linguagem infantil, compreensão, psicometria, testes neuropsicológicos, testes de linguagemResumo
Objetivo: Descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas no conteúdo. Método: A pesquisa consistiu em: levantamento e caracterização de instrumentos nacionais e internacionais destinados à avaliação da compreensão da linguagem oral de crianças; elaboração do instrumento; e análise do instrumento por cinco juízes. A análise estatística envolveu cálculo da porcentagem de concordância, razão de validade de conteúdo e índice de validade de conteúdo. Resultados: Foram levantados 19 instrumentos que avaliam a compreensão da linguagem oral utilizando palavras isoladas, ordens simples ou complexas e textos. Posteriormente, foi elaborado instrumento composto por oito fases com oito itens cada. A tarefa consiste na manipulação de figuras pela criança, conforme as ordens do avaliador com nível crescente de dificuldade. A análise dos juízes indicou resultados satisfatórios para os índices calculados para o instrumento como um todo. Os itens com índice insatisfatório foram revisados para compor a versão final do instrumento. Conclusão: O estudo descreveu a primeira etapa do processo de construção do instrumento e foram obtidas evidências de validade baseadas no conteúdo. Estudos posteriores serão conduzidos para obtenção de outras fontes de evidência de validade.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Tassiana Barbeiro Fragoso de Sá, Ricardo Franco de Lima, Taís de Lima Ferreira Mattar, Sylvia Maria Ciasca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.