Construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos

Autores

  • Tassiana Barbeiro Fragoso de Sá Curso de especialização em neuropsicologia aplicada à neurologia infantil, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Ricardo Franco de Lima Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Taís de Lima Ferreira Mattar Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.
  • Sylvia Maria Ciasca Faculdade de Ciências Médicas, Departamento de Neurologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p158-169

Palavras-chave:

Linguagem infantil, compreensão, psicometria, testes neuropsicológicos, testes de linguagem

Resumo

Objetivo: Descrever a construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos e obter evidências de validade baseadas no conteúdo. Método: A pesquisa consistiu em: levantamento e caracterização de instrumentos nacionais e internacionais destinados à avaliação da compreensão da linguagem oral de crianças; elaboração do instrumento; e análise do instrumento por cinco juízes. A análise estatística envolveu cálculo da porcentagem de concordância, razão de validade de conteúdo e índice de validade de conteúdo. Resultados: Foram levantados 19 instrumentos que avaliam a compreensão da linguagem oral utilizando palavras isoladas, ordens simples ou complexas e textos. Posteriormente, foi elaborado instrumento composto por oito fases com oito itens cada. A tarefa consiste na manipulação de figuras pela criança, conforme as ordens do avaliador com nível crescente de dificuldade. A análise dos juízes indicou resultados satisfatórios para os índices calculados para o instrumento como um todo. Os itens com índice insatisfatório foram revisados para compor a versão final do instrumento. Conclusão: O estudo descreveu a primeira etapa do processo de construção do instrumento e foram obtidas evidências de validade baseadas no conteúdo. Estudos posteriores serão conduzidos para obtenção de outras fontes de evidência de validade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Sá, T. B. F. de, Lima, R. F. de, Mattar, T. de L. F., & Ciasca, S. M. (2018). Construção de um instrumento para avaliar a compreensão da linguagem oral de crianças de 2 a 6 anos. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 158–169. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p158-169

Edição

Seção

Artigos