Extensão universitária: perfil do discente de Fonoaudiologia de uma universidade pública

Autores

  • Thales Roges Vanderlei de Góes Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Michelle Carolina Garcia da Rocha Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Bárbara Patrícia da Silva Lima Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Vanessa Fernandes de Almeida Porto Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-429-439

Palavras-chave:

Ensino, Fonoaudiologia, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Objetivo: este estudo objetivou caracterizar o perfil dos discentes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública em relação à Extensão Universitária. Método: trata-se de estudo transversal predominantemente descritivo com abordagem quanti-qualitativa. A amostra foi composta por todos os discentes regularmente matriculados no curso de Fonoaudiologia, excluindo-se o autor principal deste trabalho, totalizando 110 sujeitos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semi-estruturado confeccionado pelos autores, contendo perguntas a respeito das práticas extensionistas. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva com frequência absoluta e relativa, sendo representadas em tabelas e gráficos com auxílio do software Excel 2010 (Microsoft Corporation). Resultados: participação em congressos foi a ação extensionista mais praticada por alunos do curso de Fonoaudiologia da universidade pública pesquisada, seguido pelos cursos. Os programas e projetos foram as categorias de extensão com menor participação dos entrevistados. Dentre as dificuldades relatadas para participar das ações de extensão entre os discentes estão a ausência de interesse ou motivação, formas de divulgação, indisponibilidade de horários, normas para a seleção de bolsistas e o custeio das inscrições dos eventos. Conclusão: os resultados mostraram que a interação discente-docente-comunidade está aquém das necessidades da formação do aluno. As considerações apresentadas neste estudo apontam para a retomada da discussão sobre a importância da Extensão Universitária na formação do fonoaudiólogo, como instrumento de conhecimento entre a universidade e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thales Roges Vanderlei de Góes, Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas

Especialista em motricidade orofacial com ênfase em fonoaudiologia hospitalar e disfagia pela faculdade Redentor -Recife

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Artigos