Comparação de habilidades cognitivas de crianças a termo e pré-termo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p44-53Palavras-chave:
Cognição, Prematuridade, Escala Bayley III, Desenvolvimento InfantilResumo
Introdução: A cognição é um conjunto de habilidades mentais essenciais para se adquirir conhecimento. É durante os três primeiros anos de vida que ocorrem os grandes avanços no desenvolvimento cognitivo. Este desenvolvimento está diretamente ligado aos aspectos nutricionais, socioeconômicos, nível educacional da família e à dinâmica familiar. Crianças pré-termo têm risco para alteração no processo do desenvolvimento cognitivo. Objetivo: Verificar o desempenho cognitivo em 20 crianças pré-termo. Método: É um estudo observacional e transversal. A amostra foi composta por 20 crianças nascidas a termo e 20 nascidas pré-termo. Os responsáveis pelas crianças responderam a um questionário contendo informações referentes à história clínica do participante e dados socieconômicos. Foi aplicada a subparte da escala Bayley III referente às habilidades cognitivas. A análise dos dados foi realizada pelo teste estatístico de Mann-Whitney, apresentados em dados quantitativos de médias, desvio padrão e alfa (p-valor). Resultados: Ao analisar as pontuações das habilidades cognitivas dos grupos observou-se que 16 crianças (80%) encontravam-se com pontuações abaixo da média, 1 (5%) na média e 3 (15%) acima da média esperada para a idade. O grupo pré-termo obteve 13 crianças (65%) com pontuações abaixo da média, 1 (5%) na média e 6 (30%) acima da média, notando-se que o grupo pré-termo apresentou melhores resultados. Não houve diferença significativa entre as médias dos dois grupos do presente estudo em relação a nenhuma das variáveis. Conclusão: Não houve diferença estatística no desempenho cognitivo entre os grupos nesta faixa etária. Deve-se considerar que os desempenhos dos participantes poderão mudar em outra faixa etária.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Laís Galvão Moura Tenório, Cristiane Monteiro Pedruzzi, Alexsandra Silva Santos, Antonio Roque de Lima dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.