Características demográficas e audiológicas da população pediátrica de um centro de referência em saúde auditiva de São Paulo

Autores

  • Silvia Napole Fichino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Vera Lucia Ferreira Avelino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Doris Ruthy Lewis Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-570-584

Palavras-chave:

Perda auditiva, Criança, Políticas públicas, Diagnóstico precoce, Programas de rastreamento

Resumo

Introdução: A criação de políticas públicas regulamentando ações na atenção básica de promoção à saúde auditiva, prevenção e identificação de problemas auditivos, garante a reabilitação, dando proteção às pessoas com deficiência. Objetivo: Caracterizar os dados demográficos e audiológicos dos usuários de um centro de referência em saúde auditiva, do município de São Paulo. Método: Trata-se de estudo de caráter descritivo e retrospectivo, desenvolvido no Centro Audição na Criança (CeAC/DERDIC/PUCSP). Foram analisados 857 prontuários de pacientes que compareceram para avaliação audiológica e concluíram o diagnóstico, entre agosto/2010 e junho/2015. Foram extraídos os seguintes dados dos prontuários: sexo, data de nascimento, zona de moradia, realização da triagem auditiva neonatal (TAN), indicadores de risco para deficiência auditiva na história da criança, origem do encaminhamento, idade na primeira consulta, idade na finalização do diagnóstico audiológico e resultado do mesmo. Resultados: 64,2% das crianças atendidas residem na região Sul de São Paulo; 2 meses foi a idade média no início do diagnóstico; 54,8% das queixas foi suspeita de perdas auditivas seguida da necessidade de diagnóstico por falha na TAN (29,6%); 57,8% das crianças realizaram a TAN; 50,2% finalizaram o diagnóstico com idade superior a um ano, seguida pelas crianças de 0 à 3 meses (18,4%); o diagnóstico encontrado nas crianças foi de 22,4% de perdas auditivas sensórioneurais bilateralmente, 17,7% de perdas condutivas. Conclusão: A maioria da população atendida se origina em queixas de perdas auditivas e não pela demanda proveniente das maternidades que realizam a TAN. Nota-se ainda que o referido centro atende a população de sua área de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Napole Fichino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP, Doutoranda do PEPG em Fonoaudiologia pela PUCSP, especialista em gestão de serviços de saúde hospitalar e atenção primária pela FASM, Fonoaudióloga do Programa de TANU pela Fundação SP parceira da PMSP, gerente de Ambulatório de Especialidades pela APS Santa Marcelina parceira da PMSP.

Vera Lucia Ferreira Avelino, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga pela PUC Campinas, Mestre em Fonoaudiologia pela PUCSP. Experiência profissional em Adaptação do AASI, Fonoaudiologia Clínica (terapia), Home Care e atualmente como  Fonoaudióloga  Ocupacional.

Doris Ruthy Lewis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fonoaudióloga, Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora titular da graduação, especialização, mestrado e doutorado em Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP. Fonoaudióloga do Centro Audição na Criança/DERDIC/PUCSP. Bolsista Produtividade CNPq. Coordenadora da Equipe de TANU pela DERDIC/CeAC/PUCSP parceria com PMSP.

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Fichino, S. N., Avelino, V. L. F., & Lewis, D. R. (2018). Características demográficas e audiológicas da população pediátrica de um centro de referência em saúde auditiva de São Paulo. Distúrbios Da Comunicação, 30(3), 570–584. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i3p-570-584

Edição

Seção

Artigos