Luto e Reidealização na Clínica da Infância: Estudo de um Caso
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p207-216Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Relações familiares, Intervenção precoceResumo
Objetivos: analisar o processo de reidealização do filho com autismo na clínica singular da criança e sua família; observar os efeitos dessa clínica no desenvolvimento linguístico, cognitivo e psíquico infantil. Método: análise de caso clínico de criança de dois anos e onze meses com diagnóstico de autismo e de sua mãe. Realizou-se a avaliação psicológica através da APEGI e CARS antes e depois da intervenção, assim como avaliação de linguagem por meio dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem e da observação clínica. Resultados: ficou evidente o processo de ressignificação da deficiência do filho por intermédio das dimensões de competência, estética e futuro, baseadas no desenvolvimento das potencialidades linguística, cognitiva e subjetiva do filho. Conclusão: a reidealização do filho com autismo ocorreu a partir da escuta da mãe e da descoberta das potencialidades linguística, cognitiva e subjetiva dele, o que repercutiu positivamente no desenvolvimento do menino.
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Copyright (c) 2019 Tamires Dias dos Santos, Diogo Ribas dos Santos, Angélica Dotto Londero, Ana Paula Ramos de Souza
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