Os sentidos do fracasso escolar no discurso de professores

Autores

  • Manoela de Souza Silva Piccirilli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Maria Ayres de Camargo Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p128-140

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Linguagem

Resumo

Introdução: O fracasso escolar tem sido repetidamente abordado em pesquisas de diversas naturezas que buscam diferentes razões para sua ocorrência. Objetivo: Este artigo não pretende elaborar mais uma suposição do que venha a ser o fracasso escolar, mas analisar os sentidos deste no discurso de professores de educação básica. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado sob a ótica da teoria-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa a partir de Michel Pêcheux. A coleta de dados se deu em um espaço de discussão entre professores de educação básica e pesquisadores. Os dados discursivos foram gravados e, posteriormente, transcritos de forma ortográfica regular. Fragmentos do corpus foram extraídos para análise. Resultados: Identificou-se no discurso dos professores uma busca pela homogeneidade em detrimento das particularidades do aluno; encontrou-se um processo de produção de sentidos pautados em ideais escolares dominados por uma política educacional capitalista que, ao colocar os alunos como iguais e não refletir sobre suas singularidades, contribui para o fracasso escolar. Conclusão: Pode-se considerar, portanto, que os sentidos de fracasso escolar no discurso desses professores surgem como efeito de uma lógica educacional regulada por um discurso capitalista que, na tentativa de controlar o saber da criança, deixa escapar o que é interpretado como fracasso escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manoela de Souza Silva Piccirilli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Indaiatuba/SP

Regina Maria Ayres de Camargo Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Profa. Drª do Programa de Estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP

Departamento de Clinica Fonoaudiológica

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Piccirilli, M. de S. S., & Freire, R. M. A. de C. (2019). Os sentidos do fracasso escolar no discurso de professores. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 128–140. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p128-140

Edição

Seção

Artigos