Os sentidos do fracasso escolar no discurso de professores

Autores

  • Manoela de Souza Silva Piccirilli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Maria Ayres de Camargo Freire Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p128-140

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Linguagem

Resumo

Introdução: O fracasso escolar tem sido repetidamente abordado em pesquisas de diversas naturezas que buscam diferentes razões para sua ocorrência. Objetivo: Este artigo não pretende elaborar mais uma suposição do que venha a ser o fracasso escolar, mas analisar os sentidos deste no discurso de professores de educação básica. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado sob a ótica da teoria-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa a partir de Michel Pêcheux. A coleta de dados se deu em um espaço de discussão entre professores de educação básica e pesquisadores. Os dados discursivos foram gravados e, posteriormente, transcritos de forma ortográfica regular. Fragmentos do corpus foram extraídos para análise. Resultados: Identificou-se no discurso dos professores uma busca pela homogeneidade em detrimento das particularidades do aluno; encontrou-se um processo de produção de sentidos pautados em ideais escolares dominados por uma política educacional capitalista que, ao colocar os alunos como iguais e não refletir sobre suas singularidades, contribui para o fracasso escolar. Conclusão: Pode-se considerar, portanto, que os sentidos de fracasso escolar no discurso desses professores surgem como efeito de uma lógica educacional regulada por um discurso capitalista que, na tentativa de controlar o saber da criança, deixa escapar o que é interpretado como fracasso escolar.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Linguagem.

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Biografia do Autor

Manoela de Souza Silva Piccirilli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Indaiatuba/SP

Regina Maria Ayres de Camargo Freire, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Profa. Drª do Programa de Estudos Pós Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP

Departamento de Clinica Fonoaudiológica

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Piccirilli, M. de S. S., & Freire, R. M. A. de C. (2019). Os sentidos do fracasso escolar no discurso de professores. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 128–140. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p128-140

Edição

Seção

Artigos