Psiquismo e linguagem na clínica interdisciplinar com crianças pequenas

Autores

  • Tamires Dias dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Angélica Dotto Londero Universidade Federal de Santa Maria- UFSM
  • Fernanda Prada Machado
  • Maria Claudia Cunha

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p54-68

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Linguagem, Psicanálise, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivos: Analisar a presença de risco psíquico em um grupo de crianças pequenas com queixa de atraso de linguagem, em uma perspectiva interdisciplinar entre psicanálise e teoria enunciativa de linguagem, comparando a análise clínica a partir de distintos instrumentos de avaliação. Método: Pesquisa qualitativa de estudo de cinco casos na faixa etária de dois anos a quatro anos e quatro meses, com queixa de atraso de linguagem. O psicodiagnóstico foi realizado pela psicóloga através do IRDI-questionário, Childhood Autism Rating Scale(CARS) e Avaliação Psicanalítica dos Três anos(AP3), e a avaliação da linguagem foi realizada pela fonoaudióloga através da análise de vídeos, a partir dos princípios enunciativos. Resultados: As avaliações AP3 e IRDI-questionário demonstraram que os cinco casos tiveram ou têm risco psíquico, mas a avaliação de base psicanalítica foi mais sensível aos diferentes tipos de risco. A CARS detectou um caso de autismo. A visão enunciativa de avaliação da linguagem permitiu observar a relação entre aspectos psíquicos e funcionamento de linguagem, sobretudo quando considerado o processo de semantização da língua e o princípio da intersubjetividade. A intervenção precoce realizada pelo fonoaudiólogo pode diminuir risco psíquico quando atravessada pelas teorias psicanalítica e enunciativa. Conclusão: As teorias psicanalítica e enunciativa foram complementares na detecção de risco psíquico e avaliação de linguagem nos casos de atraso na aquisição da linguagem, demonstrando que seus instrumentos foram efetivos na diferenciação diagnóstica.

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Biografia do Autor

Tamires Dias dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Distúrbio da Comunicação Humana

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fonoaudióloga, Pós-Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria- RS e do Programa de Pós-graduação em Distúrbio da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) -RS

Angélica Dotto Londero, Universidade Federal de Santa Maria- UFSM

Psicóloga, Doutoranda em Distúrbio da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)-RS

Fernanda Prada Machado

Fonoaudióloga; Drª em fonoaudiologia

Maria Claudia Cunha

Fonoaudióloga;Drª em Psicologia Clínica

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Santos, T. D. dos, Souza, A. P. R. de, Londero, A. D., Machado, F. P., & Cunha, M. C. (2019). Psiquismo e linguagem na clínica interdisciplinar com crianças pequenas. Distúrbios Da Comunicação, 31(1), 54–68. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i1p54-68

Edição

Seção

Artigos