Triagem auditiva na educação infantil: associação com determinantes de saúde
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p285-296Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Audição, Classe social, Perfil de saúde, Pré-escolar, Educação infantilResumo
Objetivo: Descrever os resultados da triagem auditiva em escolares da educação infantil e verificar associação com aspectos socioeconômicos e histórico de saúde. Métodos: Amostra composta por 199 crianças. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionário estruturado de caracterização da amostra do Critério de Classificação Econômica Brasil e realização de exame de Emissões Otoacústicas Evocadas Transientes. Resultados: A análise descritiva do perfil dos participantes revelou semelhança entre os sexos e média de idade de quatro anos e oito meses. No perfil auditivo observou-se que a maioria apresentou resultado “passa” no exame de emissões otoacústicas. Apesar de não apresentar resultado com significância estatística, a associação entre resultado das emissões otoacústicas e dados socioeconômicos revelou que a classificação do grau de escolaridade do chefe de família predominante foi analfabeto/ensino fundamental 1 incompleto, classificada no nível socioeconômico D/E do Critério de Classificação Econômica Brasil, a maioria possuía bolsa família e poucas crianças possuíam plano de saúde. A análise dos resultados “falha” das emissões otoacústicas e o histórico de saúde também não apresentaram resultado significante, mas revelou que das crianças que apresentaram este resultado, a maioria dos responsáveis respondeu que o escolar ouve bem, foi ao médico há menos de 12 meses, não faz uso de medicamentos e não realiza algum tipo de tratamento. Conclusões: A maioria das crianças apresentou resultado “passa” nas emissões otoacústicas e não houve associações com significância estatística entre a triagem auditiva escolar, os aspectos socioeconômicos e histórico de saúde.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Stella Gonçalves Pereira, Amanda de Jesus Alvarenga Carvalho, Andrezza Gonzalez Escarce, Julie Mary Mourão Alves, Lúcia Maria Horta Figueiredo Goulart, Stela Maris Aguiar Lemos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.