Avaliação de crianças com Síndrome de Down através da CIF-CJ: comparação da visão dos pais e das terapeutas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p454-464Palavras-chave:
Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde, Criança, Pais, Profissional da saúde, Síndrome de DownResumo
Introdução: A chegada de um filho com deficiência traz muitos desafios aos familiares podendo impactar na funcionalidade da criança. A visão que a família possui da criança nem sempre condiz tanto com suas potencialidades quanto com déficits. Por isso, interessa comparar a visão dos pais e terapeutas da criança. Objetivo: Comparar a visão dos pais e dos terapeutas em relação à funcionalidade de crianças com Síndrome de Down (SD). Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, de amostra por conveniência, com três crianças com SD, seus pais e terapeutas. A coleta de dados se deu por meio da aplicação da CIF-CJ com um dos responsáveis da criança e com a terapeuta estagiária responsável por cada caso, todos atendidos em clínica-escola de Fonoaudiologia. Resultados: Após análise dos três casos observou-se que a diferença nas respostas entre familiares e terapeutas esteve concentrada na percepção da linguagem das crianças, sobretudo em relação à fala. Também se observou que os terapeutas percebem a relação dos familiares com os profissionais de saúde mais frágeis do que os pais. Os resultados reforçam a importância sobre um olhar sobre a funcionalidade na clínica da infância. Conclusão: Na comparação da funcionalidade na percepção de pais e terapeutas, destacou-se a diferença na percepção da produção linguística das crianças.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Bianca Fraga Halberstadt, Anaelena Bragança de Moraes, Ana Paula Ramos de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.