Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada à distância

Autores

  • Leslie Piccolotto Ferreira PUC-SP
  • Rafaela Valiengo de Souza PUC-SP
  • Alessandra Rodrigues Souza PUC-SP
  • Juliana Schulze Burti PUC-SP
  • Mariane Maião Pereira PUC-SP
  • Susana Pimentel Pinto Giannini PUC-SP
  • Thelma Mello Thomé de Souza Pereira PUC-SP PMSP
  • Bianca Martins Castro PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p234-245

Palavras-chave:

Voz, Distúrbios de Voz, Docentes, Educação à Distância

Resumo

Objetivo: analisar a impressão dos participantes de um curso inserido no Programa de Bem-Estar Vocal, destinado a professores da rede de um município, oferecido na modalidade de Educação à Distância. Método: para sensibilizar professores quanto às questões da voz, foi apresentado um curso na modalidade de Educação à Distância, numa rede municipal de ensino (40 horas divididas em três encontros presenciais, oito módulos, oito fóruns e oito avaliações). Participaram 257 professores que emitiram 592 relatos sobre esse curso. Esses dados foram categorizados e submetidos à análise descritiva por meio de frequências absolutas e relativas. Resultado: todos os módulos foram colocados em prática, e quanto ao conteúdo deles, o denominado Articulação e Ressonância registrou a maior frequência de apontamentos quanto a ter sido colocado em prática (89,29%), assim como foi o que recebeu maior número de elogios (25.30%). O módulo Voz no trabalho docente registrou 97.14% de sugestões. Conclusão: os achados registraram a necessidade de se realizar ajustes no Curso a ser oferecido a novas turmas, com maior ênfase em módulos cujo conteúdo exige maior entendimento conceitual e posterior realização de práticas. A modalidade EAD alcançou seu objetivo, propiciando um momento de escuta (registro) das necessidades do professor, assim como uma reflexão por parte dele sobre sua prática e ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leslie Piccolotto Ferreira, PUC-SP

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da PUC-SP.

Rafaela Valiengo de Souza, PUC-SP

Aluna de Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Alessandra Rodrigues Souza, PUC-SP

Aluna de Graduação em Fisioterapia da PUC-SP.

Mariane Maião Pereira, PUC-SP

Aluna de Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Susana Pimentel Pinto Giannini, PUC-SP

Fonoaudióloga do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Thelma Mello Thomé de Souza Pereira, PUC-SP PMSP

Fonoaudióloga da Prefeitura Municial de São Paulo (PMSP)

Bianca Martins Castro, PUC SP

Aluna de Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Ferreira, L. P., Souza, R. V. de, Souza, A. R., Burti, J. S., Pereira, M. M., Giannini, S. P. P., Pereira, T. M. T. de S., & Castro, B. M. (2019). Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada à distância. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 234–245. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p234-245

Edição

Seção

Artigos