Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada à distância

Autores

  • Leslie Piccolotto Ferreira PUC-SP
  • Rafaela Valiengo de Souza PUC-SP
  • Alessandra Rodrigues Souza PUC-SP
  • Juliana Schulze Burti PUC-SP
  • Mariane Maião Pereira PUC-SP
  • Susana Pimentel Pinto Giannini PUC-SP
  • Thelma Mello Thomé de Souza Pereira PUC-SP PMSP
  • Bianca Martins Castro PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p234-245

Palavras-chave:

Voz, Distúrbios de Voz, Docentes, Educação à Distância

Resumo

Objetivo: analisar a impressão dos participantes de um curso inserido no Programa de Bem-Estar Vocal, destinado a professores da rede de um município, oferecido na modalidade de Educação à Distância. Método: para sensibilizar professores quanto às questões da voz, foi apresentado um curso na modalidade de Educação à Distância, numa rede municipal de ensino (40 horas divididas em três encontros presenciais, oito módulos, oito fóruns e oito avaliações). Participaram 257 professores que emitiram 592 relatos sobre esse curso. Esses dados foram categorizados e submetidos à análise descritiva por meio de frequências absolutas e relativas. Resultado: todos os módulos foram colocados em prática, e quanto ao conteúdo deles, o denominado Articulação e Ressonância registrou a maior frequência de apontamentos quanto a ter sido colocado em prática (89,29%), assim como foi o que recebeu maior número de elogios (25.30%). O módulo Voz no trabalho docente registrou 97.14% de sugestões. Conclusão: os achados registraram a necessidade de se realizar ajustes no Curso a ser oferecido a novas turmas, com maior ênfase em módulos cujo conteúdo exige maior entendimento conceitual e posterior realização de práticas. A modalidade EAD alcançou seu objetivo, propiciando um momento de escuta (registro) das necessidades do professor, assim como uma reflexão por parte dele sobre sua prática e ambiente de trabalho.

Downloads

Metrics

PDF views
698
Jul 25 '19Jul 28 '19Jul 31 '19Aug 01 '19Aug 04 '19Aug 07 '19Aug 10 '19Aug 13 '19Aug 16 '19Aug 19 '19Aug 22 '1972
| |

Biografia do Autor

Leslie Piccolotto Ferreira, PUC-SP

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e da Fisioterapia da PUC-SP.

Rafaela Valiengo de Souza, PUC-SP

Aluna de Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Alessandra Rodrigues Souza, PUC-SP

Aluna de Graduação em Fisioterapia da PUC-SP.

Mariane Maião Pereira, PUC-SP

Aluna de Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Susana Pimentel Pinto Giannini, PUC-SP

Fonoaudióloga do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Thelma Mello Thomé de Souza Pereira, PUC-SP PMSP

Fonoaudióloga da Prefeitura Municial de São Paulo (PMSP)

Bianca Martins Castro, PUC SP

Aluna de Graduação em Fonoaudiologia da PUC-SP.

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Ferreira, L. P., Souza, R. V. de, Souza, A. R., Burti, J. S., Pereira, M. M., Giannini, S. P. P., Pereira, T. M. T. de S., & Castro, B. M. (2019). Intervenção fonoaudiológica com professores: análise de uma proposta realizada à distância. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 234–245. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p234-245

Edição

Seção

Artigos