Achados audiológicos em portadores de zumbido subjetivo associado a DTM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p276-284

Palavras-chave:

Articulação Temporomandibular, Fonoaudiologia, Audição, Zumbido

Resumo

Introdução: Sintomas otológicos são frequentes em pacientes com disfunção temporomandibular, e dentre esses sintomas destaca-se a prevalência do zumbido. Na literatura destacam-se diversos estudos que comprovam essa associação, embora a avaliação audiológica e otorrinolaringológica estejam dentro dos padrões de normalidade. Apesar de muitos estudos envolvendo equipes multiprofissionais, pouco se conseguiu esclarecer a associação de sintomas auditivos e DTM. Objetivo: Investigar a saúde auditiva em portadores de zumbido associado à DTM na etapa pré-tratamentos odontológicos. Metodologia: Foram avaliados 53 pacientes das clínicas de Ortodontia e Audiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Para investigar a saúde auditiva, os participantes realizaram entrevista específica, audiometria tonal liminar convencional e altas frequências, logoaudiometria, imitanciometria e emissões otoacústicas. Resultados: O zumbido unilateral foi relatado pela maioria dos indivíduos, sendo com presença de plenitude auricular, e sem otalgia. A maioria dos sujeitos apresentou audição normal bilateralmente, seguido de perda moderada. Conclusão: Os resultados evidenciaram que a ocorrência de alterações auditivas em portadores de DTM é significativa, sendo assim, o acompanhamento audiológico deve ser indicado em portadores de DTM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karlla Cassol, Centro Universitário Assis Gurgacz Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Doutoranda em Fonoaudiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru-USP. Docente em Fonoaudiologia no Centro Universitário Assis Gurgacz.

Andrea Cintra Lopes, Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Docente efetiva no Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo (USP-Bauru).

Amanda Bozza, Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Doutoranda em Fonoaudiologia na Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP

Publicado

2019-07-24

Como Citar

Cassol, K., Lopes, A. C., & Bozza, A. (2019). Achados audiológicos em portadores de zumbido subjetivo associado a DTM. Distúrbios Da Comunicação, 31(2), 276–284. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i2p276-284

Edição

Seção

Artigos