Atuação fonoaudiológica em projeto social: estudo preliminar

Autores

  • Rafaela Maris Mendes Puygcerver Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Iara Maria Alves de Moura Mota Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Denise Brandão de Oliveira e Britto UFMG https://orcid.org/0000-0003-0974-6290

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p340-353

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Estudos de Linguagem, Saúde Pública, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem

Resumo

Introdução: Pesquisas vêm demonstrando a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do cérebro. Quando a criança não apresenta o desenvolvimento de linguagem esperado, poderá ter prejuízo em aquisições. Desta forma, a identificação precoce de alterações evita consequências educacionais e sociais desfavoráveis. Objetivo: propor projeto de intervenção fonoaudiológica em instituição de acolhimento de crianças; levantar dados acerca da linguagem das crianças antes e depois da intervenção fonoaudiológica; possibilitar a superação de alterações da linguagem. Métodos: Observação das crianças, em sala de atividades coletivas, por meio do formulário de observação. Em seguida, foram selecionadas crianças com risco para alteração de linguagem e estas foram submetidas a avaliação por meio da Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL) e Avaliação Fonológica da Criança (AFC). As crianças foram estimuladas durante 12 encontros semanais, em grupos, e depois foram reavaliadas. Os dados foram tabulados e analisados comparando-se as avaliações antes e depois da estimulação e relatando-se os dados obtidos pelos questionários respondidos pelas cuidadoras. Resultados: As quatro crianças - 3 meninos e 1 menina - que participaram do estudo tiveram melhora nas avaliações da linguagem após o período de estimulação, 3 modificaram o grau de gravidade do distúrbio de linguagem, e uma superou as alterações de linguagem - “desenvolvimento normal da linguagem” - após a reavaliação. Conclusão: Os relatos das cuidadoras e resultados das reavaliações demonstraram que as intervenções surtiram efeitos positivos e foram relevantes para as crianças, caracterizando uma boa proposta de intervenção coletiva fonoaudiológica.

 

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Biografia do Autor

Rafaela Maris Mendes Puygcerver, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

Iara Maria Alves de Moura Mota, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 

Denise Brandão de Oliveira e Britto, UFMG

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela PUC Minas. Especialista em Linguagem. Professora adjunto do departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG 

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Puygcerver, R. M. M., Britto, A. T. B. de O. e, Mota, I. M. A. de M., & Britto, D. B. de O. e. (2020). Atuação fonoaudiológica em projeto social: estudo preliminar. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 340–353. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p340-353

Edição

Seção

Comunicações