Impacto do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades de famílias de crianças com deficiência auditiva

Autores

  • Joseli Soares Brazorotto Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/UFRN. https://orcid.org/0000-0002-3891-9819
  • Karen Julião Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Aline Santos de Souza Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. https://orcid.org/0000-0002-2286-1405
  • Maria Clara Oliveira Lima Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. https://orcid.org/0000-0003-1936-7235

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p1-13

Palavras-chave:

Família, Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Grupos de Autoajuda, Correção de Deficiência Auditiva

Resumo

Introdução: Evidências na área da (re)habilitação auditiva infantil têm indicado a potencial ação transformadora da família como um fator robusto no prognóstico do tratamento. Fundamenta-se ainda que as intervenções devam basear-se na avaliação das necessidades das famílias. Objetivo: avaliar o impacto do enquadre terapêutico de grupo na diminuição das necessidades de familiares de crianças com deficiência auditiva. Método: estudo de intervenção realizado em um serviço de saúde auditiva do SUS, durante o período de seis meses, em que um grupo de 10 famílias de crianças com deficiência auditiva na faixa etária de 1 ano e 4 meses a 5 anos e 3 meses, usuárias de AASI ou IC, responderam ao Inventário das Necessidades Familiares nos momentos pré e pós intervenção, tendo o delineamento da intervenção sido realizado a partir das necessidades evidenciadas pelo instrumento aplicado. As sessões contaram com situações de dinâmicas de grupo, simulações, treino de habilidades e rodas de conversa. Realizada a análise estatística descritiva e indutiva, além da avaliação qualitativa, que contou com um grupo focal. Resultados: destacaram-se como tópicos de maior necessidade das famílias a comunicação com a criança com deficiência auditiva, assuntos sobre a perda auditiva e dispositivos auxiliares à audição, em especial, quanto ao implante coclear. A idade dos responsáveis e a escolaridade, bem como a idade cronológica e auditiva das crianças foram consideradas na análise de diminuição das necessidades de informações pelas famílias. Conclusão: houve impacto positivo do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades dos familiares de crianças com deficiência auditiva.

  

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Biografia do Autor

Joseli Soares Brazorotto, Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/UFRN.

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde (UFRN).

Pesquisadora da Base Audição e Linguagem do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes - LAIS/HUOL/UFRN. 

  

Karen Julião Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Discente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.  

Aline Santos de Souza, Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Fonoaudióloga do Centro SUVAG/RN.
Pesquisadora do Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

  

Maria Clara Oliveira Lima, Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Fonoaudióloga. Residência em Saúde Auditiva pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - HRAC/USP. 

Pesquisadora do Laboratório de inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

 

  

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Brazorotto, J. S., Costa, K. J., Souza, A. S. de, & Lima, M. C. O. (2020). Impacto do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades de famílias de crianças com deficiência auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 1–13. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p1-13

Edição

Seção

Artigos