Intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista: percepção dos pais

Autores

  • Juliana Camara Bastos Universidade do Vale do Itajaí - Univali Professora Fonoaudióloga do curso de fonoaudiologia da Univali.
  • Jessica Vechani Alves Neto Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia
  • Patricia Pereira Simão Breve Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Transtorno Autístico

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista - TEA se manifesta por alterações de comportamento, socialização e linguagem. Diante desta sintomatologia, uma das áreas que se destaca na intervenção destes quadros é a Fonoaudiologia, sendo que a intervenção precoce vem demostrando melhores resultados nestes quadros. Objetivo: Caracterizar a percepção dos pais quanto aos resultados da intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem da criança com TEA. Método: Entrevista semiestruturada com dez pais de crianças diagnosticadas com TEA, que iniciaram a intervenção fonoaudiológica precocemente, entre dois e três anos de idade, e que no ano da coleta de dados receberiam atendimento no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual localizado na UNIVALI. Resultados: A maioria dos pais relataram desenvolvimento nos aspectos de linguagem receptiva, comunicação verbal e não verbal, comportamento e socialização. Na maioria das categorias observou-se uma variabilidade nas evoluções descritas. Verificou-se o reconhecimento da equipe multidisciplinar nos relatos dos pais. Conclusão: A intervenção fonoaudiológica precoce nos indivíduos com TEA apresenta resultados positivos no que se refere aos aspectos de linguagem receptiva, linguagem expressiva, comportamento e socialização. A atuação da equipe multidisciplinar apareceu como um achado importante e bastante significativo nas falas dos pais.

  

Downloads

Metrics

PDF views
757
Apr 16 '20Apr 19 '20Apr 22 '20Apr 25 '20Apr 28 '20May 01 '20May 04 '20May 07 '20May 10 '20May 13 '20288
| |

Biografia do Autor

Juliana Camara Bastos, Universidade do Vale do Itajaí - Univali Professora Fonoaudióloga do curso de fonoaudiologia da Univali.

  

Jessica Vechani Alves Neto, Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia

  

Patricia Pereira Simão Breve, Universidade do Vale do Itajaí - Univali Acadêmica do curso de fonoaudiologia

  

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Bastos, J. C., Alves Neto, J. V., & Breve, P. P. S. (2020). Intervenção fonoaudiológica precoce no desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista: percepção dos pais. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 14–25. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p14-25

Edição

Seção

Artigos