Voz e trato vocal de instrumentistas de sopro: Revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p64-72Palavras-chave:
Voz, Qualidade da voz, Acústica, MúsicaResumo
Objetivos: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a voz e características do trato vocal de instrumentistas de sopro, a fim de comparar achados de tais estudos e melhor compreender os eventuais riscos vocais a que esses músicos possam estar expostos. Metodologia: Foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão, sendo verificada a adequação ao tema pesquisado, estar disponível em Português, inglês ou espanhol, após isso os artigos pré-selecionados passaram por uma analise de seu titulo e resumo para verificar se seriam utilizados na presente revisão. A questão norteadora que compôs a primeira etapa da pesquisa teve como abordagem a seguinte questão: Quais as características da voz e configurações do trato vocal de instrumentistas de sopro? Resultados: Foram selecionados sete artigos para compor a amostra da presente revisão. Os artigos selecionados foram lidos integralmente e seus dados foram organizados e catalogados. Conclusão: Com relação à qualidade vocal, os instrumentistas apresentaram maiores níveis de tensão e instabilidade quando comparados a não instrumentistas de sopro, e desvio vocal discreto. Há medialização das pregas vocais durante a execução do instrumento. É necessário estudar, separadamente, as categorias distintas de instrumentistas de sopro, a fim de melhor conhecer os efeitos específicos dessa prática no trato vocal.
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Copyright (c) 2020 Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi, Isabela Mathias Cordeiro de Almeida Goulart, Stefany Ribeiro
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