Voz e trato vocal de instrumentistas de sopro: Revisão integrativa da literatura

Autores

  • Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-3466-4433
  • Isabela Mathias Cordeiro de Almeida Goulart Universidade Federal de Santa Catarina
  • Stefany Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p64-72

Palavras-chave:

Voz, Qualidade da voz, Acústica, Música

Resumo

Objetivos: Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre a voz e características do trato vocal de instrumentistas de sopro, a fim de comparar achados de tais estudos e melhor compreender os eventuais riscos vocais a que esses músicos possam estar expostos. Metodologia: Foram pesquisados artigos publicados nas bases de dados SciELO, LILACS, PubMed e Google Acadêmico. Os artigos foram selecionados com base nos critérios de inclusão e exclusão, sendo verificada a adequação ao tema pesquisado, estar disponível em Português, inglês ou espanhol, após isso os artigos pré-selecionados passaram por uma analise de seu titulo e resumo para verificar se seriam utilizados na presente revisão. A questão norteadora que compôs a primeira etapa da pesquisa teve como abordagem a seguinte questão: Quais as características da voz e configurações do trato vocal de instrumentistas de sopro? Resultados: Foram selecionados sete artigos para compor a amostra da presente revisão. Os artigos selecionados foram lidos integralmente e seus dados foram organizados e catalogados. Conclusão: Com relação à qualidade vocal, os instrumentistas apresentaram maiores níveis de tensão e instabilidade quando comparados a não instrumentistas de sopro, e desvio vocal discreto. Há medialização das pregas vocais durante a execução do instrumento. É necessário estudar, separadamente, as categorias distintas de instrumentistas de sopro, a fim de melhor conhecer os efeitos específicos dessa prática no trato vocal.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002), mestrado (2007) e Doutorado (2012)em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora Adjunto I do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em voz, linguagem e motricidade oral atuando principalmente nos seguintes temas: voz, voz profissional, terapia fonoaudiológica.  

Isabela Mathias Cordeiro de Almeida Goulart, Universidade Federal de Santa Catarina

  

Stefany Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

  

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Ghirardi, A. C. de A. M., Goulart, I. M. C. de A., & Ribeiro, S. (2020). Voz e trato vocal de instrumentistas de sopro: Revisão integrativa da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 64–72. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p64-72

Edição

Seção

Artigos