Ferramentas e Protocolos Utilizados na Perícia Criminal Relacionados à Voz: Revisão de Literatura

Autores

  • Amanda Noara Wulf Fonoaudióloga clínica
  • Pablo Jordão Alcântara Cruz Universidade Federal de Sergipe, campus Prof Antônio Garcia Filho
  • Barbara Cristina Silva Rosa Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Fonoaudiologia
  • Telma Dias dos Santos PUC São Paulo
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p52-63

Palavras-chave:

medicina legal, voz, fonoaudiologia

Resumo

A perícia criminal tem como objetivo compor provas para esclarecer crimes, sendo que na Fonoaudiologia, dentre as possibilidades de ação, a perícia fonética relacionada à voz pode ser uma destas ferramentas. Objetivo: Verificar quais as ferramentas ou protocolos utilizados pelos profissionais brasileiros para a realização da perícia forense fonética relacionada aos parâmetros vocais. Método: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa a partir da consulta isolada e combinada dos descritores em ciências da saúde: medicina legal, voz, perícia criminal, crimes e fonoaudiologia nos bancos de dados Lilacs, Scielo, Google Scholar, Open Grey e Open Thesis. Resultados: De 457 acervos, oito foram selecionados para leitura na íntegra. A identificação de um criminoso através da voz tem sido realizada nas perícias forenses tendo em vista que a voz apresenta características possíveis de comparação, principalmente a frequência fundamental, os formantes das vogais, o voice onset time. Cuidados quanto ao registro devem ser efetivados para que as provas não sejam excluídas dos processos criminais, sendo analisadas de forma imparcial. É uma área recente na Fonoaudiologia que carece de publicações na área. Conclusão: Os recursos utilizados na perícia forense fonética relacionada aos parâmetros vocais vão desde o profissional capacitado, de diferentes áreas do conhecimento (Linguística, Fonoaudiologia, Engenharia, Direito etc.) até o uso de softwares que possam comparar a voz de diferentes falantes. Há escassez de literatura e o exercício de tal prática requer capacitação profissional interdisciplinar.

  

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Biografia do Autor

Amanda Noara Wulf, Fonoaudióloga clínica

Fonoaudióloga clínica  

Pablo Jordão Alcântara Cruz, Universidade Federal de Sergipe, campus Prof Antônio Garcia Filho

Fonoaudiólogo Clínico, Mestrando em Ciências Aplicadas à Saúde – Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Antônio Garcia Filho – Lagarto e Professor Voluntário dos Departamentos de Fonoaudiologia e de Educação para a Saúde da Universidade Federal de Sergipe, campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto, Sergipe  

Barbara Cristina Silva Rosa, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Fonoaudiologia

Fonoaudióloga, Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (PUCSP/São Paulo, Brasil), docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto, Sergipe.  

Telma Dias dos Santos, PUC São Paulo

Fonoaudióloga, Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana (PUCSP/São Paulo, Brasil) e Professora Voluntária da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP/SP), São Paulo, São Paulo.

  

Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1984), especialização, mestrado e doutorado em Distúrbios da ComunicaçãoHumana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1986, 1992 e 1998 respectivamente) e pós-doutora em Expressão Facial Emocional (2017, UFP, Porto, Portugal). Em 2006 concluiu a especialização em Ativadores de Mudanças,pela FioCruz (Ministério da Saúde) e em 2010 concluiu especialização em Motricidade Orofacial (Cefac/SP). Coordenou os cursos de Fonoaudiologia (2000 a 2011) e o Núcleo da Terceira Idade (2010 a 2011) da Universidade Metodista de São Paulo, sendo que participou como docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Odontologia:área de Concentração em Ortodontia (2009 a 2011) e de cursos de especialização (Ortodontia e Psicopedagogia) e de graduação em Relações Públicas. Foi docente doPrograma PARFOR-Pedagogia (2011 a fevereiro de 2012), oferecido pelo Centro Universitário Santo André e do curso de especialização em Psicopedagogia. Atualmente é professora adjunto 4 do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto.  

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Wulf, A. N., Cruz, P. J. A., Rosa, B. C. S., Santos, T. D. dos, & César, C. P. H. A. R. (2020). Ferramentas e Protocolos Utilizados na Perícia Criminal Relacionados à Voz: Revisão de Literatura. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 52–63. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p52-63

Edição

Seção

Artigos