Relação entre os achados audiológicos e de consciência fonológica em um grupo de crianças com fissura labial e/ou palatina

Autores

  • Allessandra Fraga Da Ré Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Letícia Pacheco Ribas Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Marcia Salgado Machado Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre
  • Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p196-204

Palavras-chave:

Fenda Labial, Fissura Palatina, Linguagem Infantil, Audição, Otite Média.

Resumo

Introdução: Crianças com perdas auditivas podem apresentar comprometimento na fala e, consequentemente, desvantagens no desenvolvimento das competências linguísticas, como a consciência fonológica. Indivíduos com fissura labial e/ou palatina apresentam predisposição para perda auditiva e dificuldades de consciência fonológica, no entanto, há poucos estudos que demonstrem correlatos sobre esta inter-relação. Objetivo: Analisar os achados audiológicos e de consciência fonológica em um grupo de crianças com fissura labial e/ou palatina. Métodos: Estudo observacional transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (1.974.629), realizado com um grupo de 36 crianças com fissura labial e/ou palatina. Critérios de inclusão: crianças com fissuras labiais e/ou palatinas com idades entre 4 e 12 anos, de ambos os gêneros, sem diagnóstico de síndromes associadas. Para investigar o histórico de otite média foi aplicado um recordatório junto aos responsáveis pelas crianças. A consciência fonológica foi avaliada com o Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS. Para averiguar a acuidade auditiva, as crianças realizaram a Audiometria Tonal Liminar. Resultados: A amostra foi composta por 13 crianças, com idades entre 4 e 8 anos. Todas apresentaram prejuízos nos escores do CONFIAS, sendo 92,3% no nível da sílaba e 84,6% no do fonema. Verificou-se que 69,2% tinham histórico de otite média. Na audiometria, 77% apresentaram perda auditiva condutiva. Não houve correlação entre os resultados de consciência fonológica com os achados audiológicos. Conclusão: As crianças com fissura labial e/ou palatina demonstraram dificuldades de consciência fonológica, mesmo não havendo correlação com os achados audiológicos, não se descartou a hipótese de uma inter-relação entre as variáveis.

   

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Biografia do Autor

Allessandra Fraga Da Ré, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fonoaudióloga, Mestranda em Ciências da Reabilitação   

Letícia Pacheco Ribas, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia/UFCSPA 

   

Marcia Salgado Machado, Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia/UFCSPA   

Maria Cristina de Almeida Freitas Cardoso, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia/UFCSPA   

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Da Ré, A. F., Ribas, L. P., Machado, M. S., & Cardoso, M. C. de A. F. (2020). Relação entre os achados audiológicos e de consciência fonológica em um grupo de crianças com fissura labial e/ou palatina. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 196–204. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p196-204

Edição

Seção

Artigos