Relação entre os achados audiológicos e de consciência fonológica em um grupo de crianças com fissura labial e/ou palatina
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p196-204Palavras-chave:
Fenda Labial, Fissura Palatina, Linguagem Infantil, Audição, Otite Média.Resumo
Introdução: Crianças com perdas auditivas podem apresentar comprometimento na fala e, consequentemente, desvantagens no desenvolvimento das competências linguísticas, como a consciência fonológica. Indivíduos com fissura labial e/ou palatina apresentam predisposição para perda auditiva e dificuldades de consciência fonológica, no entanto, há poucos estudos que demonstrem correlatos sobre esta inter-relação. Objetivo: Analisar os achados audiológicos e de consciência fonológica em um grupo de crianças com fissura labial e/ou palatina. Métodos: Estudo observacional transversal aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (1.974.629), realizado com um grupo de 36 crianças com fissura labial e/ou palatina. Critérios de inclusão: crianças com fissuras labiais e/ou palatinas com idades entre 4 e 12 anos, de ambos os gêneros, sem diagnóstico de síndromes associadas. Para investigar o histórico de otite média foi aplicado um recordatório junto aos responsáveis pelas crianças. A consciência fonológica foi avaliada com o Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS. Para averiguar a acuidade auditiva, as crianças realizaram a Audiometria Tonal Liminar. Resultados: A amostra foi composta por 13 crianças, com idades entre 4 e 8 anos. Todas apresentaram prejuízos nos escores do CONFIAS, sendo 92,3% no nível da sílaba e 84,6% no do fonema. Verificou-se que 69,2% tinham histórico de otite média. Na audiometria, 77% apresentaram perda auditiva condutiva. Não houve correlação entre os resultados de consciência fonológica com os achados audiológicos. Conclusão: As crianças com fissura labial e/ou palatina demonstraram dificuldades de consciência fonológica, mesmo não havendo correlação com os achados audiológicos, não se descartou a hipótese de uma inter-relação entre as variáveis.
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