Itinerário terapêutico da criança surda na rede de atenção à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p73-86

Palavras-chave:

Deficiência Auditiva, Surdez, Reabilitação, Sistema de Saúde

Resumo

Introdução: Na criança, a existência da deficiência auditiva é ainda mais preocupante que no adulto ou idoso, devido à interferência no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Por esse motivo, é preciso que haja uma rede de atenção à saúde organizada de modo a oferecer diagnóstico e intervenção rapidamente. Objetivo: Analisar a atenção à saúde auditiva infantil a partir do itinerário terapêutico (IT) de uma criança surda usuária de um Centro de Reabilitação Auditiva. Método: A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, foi realizada tomando-se como ponto de partida um município da região de Campinas/SP, os serviços da rede municipal de saúde e referências regionais. Foi feita entrevista em profundidade com a mãe da criança para reconstituição do IT e 10 entrevistas semiestruturadas com gestores e profissionais para obter informações sobre a linha de cuidado à saúde auditiva. Resultados: A maternidade foi um importante ponto de atenção para detecção precoce da deficiência auditiva, porém há falhas no protocolo de triagem utilizado por ela. O Centro de Reabilitação cumpria com seu papel, mas foi apontada a necessidade de serviços de reabilitação nas cidades de origem dos usuários. Houve problemas na coordenação do cuidado da Unidade Básica de Saúde de referência para a criança surda. Conclusão: A reconstituição do IT foi uma importante ferramenta para analisar a integralidade na atenção à saúde, permitindo compreender a trajetória real do usuário na busca por cuidado, permitindo que se conheça e como funciona a rede real de atenção à saúde.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nubia Garcia Vianna, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR/FCM/UNICAMP)

  

Maria Cecília Marconi Pinheiro Lima, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR/FCM/UNICAMP)

  

Maria da Graça Garcia Andrade, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Saúde Coletiva (FCM/UNICAMP).

  

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Vianna, N. G., Lima, M. C. M. P., & Andrade, M. da G. G. (2020). Itinerário terapêutico da criança surda na rede de atenção à saúde. Distúrbios Da Comunicação, 32(1), 73–86. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i1p73-86

Edição

Seção

Artigos