Força muscular respiratória em crianças com deficiência auditiva e a sua relação com categorias de audição e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p481-489

Palavras-chave:

Deficiência Auditiva, Testes de Função Respiratória, Audição, Linguagem

Resumo

Introdução: crianças com deficiência auditiva possuem uma dificuldade maior no controle de voz, respiração e articulação, que se caracteriza por uma menor produção de sílabas por ciclo respiratório e maior esforço fonatório. Objetivo: analisar os dados da força muscular respiratória e a sua relação com as habilidades de audição e linguagem em crianças com deficiência auditiva. Métodos: participaram do estudo 50 crianças com deficiência auditiva, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos usuárias de aparelho de amplificação sonora individual. As pressões respiratórias máximas foram mensuradas por meio do equipamento manovacuômetro e analisadas pelos valores dos preditos para PImáx e PEmáx, a audição e linguagem das crianças foram classificadas de acordo as categorias de audição e linguagem, a partir da aplicação dos instrumentos: GASP; ABFW-vocabulário; Word Association for Syllable Perception; Limiar de Reconhecimento de Sentenças. Resultados: constatou-se que crianças com deficiência auditiva apresentam fraqueza muscular respiratória em relação a crianças ouvintes, de acordo com valores preditos, independentemente do tipo de perda auditiva. Grande parte das crianças tem perda auditiva classificada pela melhor orelha como grau moderado (42%); entretanto, essas mesmas crianças apresentaram resultados com pequena diferença em porcentagem entre os resultados de pressão inspiratória máxima (n=11, 26%) acima do predito e 10 crianças (24%) abaixo do predito. As crianças avaliadas que possuem comunicação oral estão a 2% de diferença nos resultados entre PImáx e PEmáx. Conclusão: Pode-se afirmar que as crianças com deficiência auditiva apresentam fraqueza muscular respiratória independentemente do grau de perda auditiva, tipo de comunicação e classificação nas categorias de audição e de linguagem.

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Biografia do Autor

Rafaela Joaquim Frizzo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP


Área: Fisioterapia

Gracieli Santos de Macedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP


Área: Fonoaudiologia

Renata Escorcio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP


Área: Fisioterapia

Beatriz de Castro Andrade Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP


Área: Fonoaudiologia

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Frizzo, R. J., Macedo, G. S. de, Escorcio, R., & Mendes, B. de C. A. (2020). Força muscular respiratória em crianças com deficiência auditiva e a sua relação com categorias de audição e linguagem. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 481–489. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p481-489

Edição

Seção

Artigos