Achados miofuncionais orofaciais em crianças com microcefalia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p462-469

Palavras-chave:

Microcefalia, Intervenção precoce, Criança, Fonoaudiologia.

Resumo

Objetivo: Identificar as principais alterações miofuncionais orofaciais dos pacientes que possuem microcefalia e descrever as hipóteses sindrômicas fonoaudiológicas predominantes. Métodos: Trata-se de um estudo retrospectivo, de corte transversal e de caráter descritivo. A amostra foi de 46 prontuários de crianças com microcefalia na faixa etária de zero a sete meses atendidas no Centro Especializado em Reabilitação de Maceió no ano de 2016, desconsiderando-se os prontuários que não possuíam diagnóstico etiológico definido de microcefalia ou não apresentaram dados avaliativos. Os dados foram tratados estatisticamente por meio do teste Qui-quadrado, com nível de significância menor ou igual a 5%. Resultados: Considerando-se a correlação entre estruturas orofaciais e reflexos orais; estruturas orofaciais e hipóteses diagnósticas fonoaudiológicas sindrômicas; reflexos orais e hipóteses diagnósticas fonoaudiológicas sindrômicas e estruturas orofaciais e tipo de alimentação, observou-se significância para as três primeiras correlações, o que se pode inferir que as alterações estruturais repercutem no desenvolvimento e funcionalidade do sistema estomatoglossognático. Conclusão: Percebe-se que as alterações miofuncionais orofaciais em crianças com microcefalia englobam alterações estruturais com predomínio do Distúrbio Miofuncional Orofacial e alterações dos reflexos orais; além destes, houve ocorrência simultânea de disfagia e Distúrbio Miofuncional Orofacial. O aleitamento materno exclusivo ocorreu apenas em crianças sem alterações das estruturas orofaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jéssika Bertoldo Costa Faria, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL. Maceió, Alagoas, Brasil.

Antonio Lucas Ferreira Feitosa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL. Maceió, Alagoas, Brasil.

Marisa Siqueira Brandão Canuto, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI). Docente na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL. Maceió, Alagoas, Brasil.

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Faria, J. B. C., Feitosa, A. L. F., & Canuto, M. S. B. (2020). Achados miofuncionais orofaciais em crianças com microcefalia. Distúrbios Da Comunicação, 32(3), 462–469. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p462-469

Edição

Seção

Artigos