Diferentes possibilidades enunciativas no atendimento fonoaudiológico de um sujeito autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p1-13

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Desenvolvimento de Linguagem, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem sido historicamente descrito, dentro da literatura das ciências da saúde, quase que unicamente como uma patologia. No entanto, este também pode ser encarado como uma condição que resulta em uma identidade profundamente diferente. Objetivo: Esta pesquisa visa compreender o papel das diferentes possibilidades enunciativas, tanto verbais quanto não verbais, no atendimento fonoaudiológico de um sujeito autista. Método: Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, de cunho explicativo, referente à análise do atendimento fonoaudiológico de um adolescente numa clínica escola de uma universidade pública. Apresentação do caso clínico: Partimos de uma abordagem dialógica fundamentada no pensamento do Círculo de Bakhtin, que compreende que o diálogo não se restringe somente àquilo que pode ser verbalizado no momento presente da enunciação, mas se trata de um processo contínuo e ininterrupto constituído pela linguagem ecoando responsivamente nos interlocutores. Por meio dessa abordagem, refletimos sobre os sujeitos autistas que pouco utilizam a fala, mas que vivem intensamente em um mundo verbal, utilizando diferentes possibilidades enunciativas para atingir o seu querer dizer. Neste caso estudado, destaca-se o uso de recursos digitais, da escrita, música e gestos como meios significativos e dialógicos. Considerações Finais: Por fim, buscamos contribuir para a ampliação do olhar sobre o TEA, revelando singularidades e potencialidades que não se encerram no sujeito estudado, mas incidem sobre as abordagens terapêuticas e a estruturação do espaço clínico fonoaudiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laine dos Santos Pimentel, Universidade Federal da Bahia.

Mestranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Fonoaudióloga pela Universidade Federal da Bahia. 

Marcus Vinicius Borges Oliveira, Universidade Federal da Bahia.

Professor de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Letras e graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez parte do CCA (Centro de Convivência de Afásicos) entre 2011 e 2015, estudando questões relacionadas ao funcionamento semântico lexical, dentro do campo da Neurolinguística de orientação enunciativo discursiva. Em 2013, participou de um estágio de pesquisa no exterior na Universidade de Bari, Itália, com os professores Augusto Ponzio e Susan Petrilli. Atualmente é membro do GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no envelhecimento e nas patologias) e se dedica ao estudo da relação entre memória e linguagem dentro de uma perspectiva histórico cultural, dando ênfase às questões relacionadas ao envelhecimento, na normalidade e em contextos patológicos. Além disto, tem se dedicado ao estudo da linguagem e autismo.

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Pimentel, L. dos S., & Oliveira, M. V. B. (2021). Diferentes possibilidades enunciativas no atendimento fonoaudiológico de um sujeito autista. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 1–13. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p1-13

Edição

Seção

Artigos