O papel das variáveis linguísticas e extralinguísticas na aquisição do /r/ em onset simples em dois municípios do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p103-113

Palavras-chave:

Fala, Linguagem Infantil, Criança

Resumo

Introdução: Durante a aquisição fonológica, existem variáveis linguísticas e extralinguísticas que podem influenciar na aquisição dos fonemas. Este estudo tem como alvo o /R/ produzido em cidades de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Objetivo: investigar se as variáveis linguísticas e a variável extralinguística sexo interferem na aquisição do /R/ em Santa Maria e em Crissiumal. Métodos: A pesquisa contou com 914 itens lexicais de 136 sujeitos, entre 1:6 e 4:2, com desenvolvimento fonológico típico, monolíngues, falantes do Português Brasileiro. Foi investigado o papel das variáveis linguísticas tonicidade, número de sílabas, contexto fonológico precedente e seguinte e posição na palavra, e da variável extralinguística sexo na aquisição do /R/ em onset simples. A análise estatística foi realizada por meio do Pacote Computacional VARBRUL. Resultados: A partir da análise estatística dos dados coletados, em Santa Maria, as variáveis linguísticas contexto seguinte e número de sílabas, e a variável extralinguística sexo foram estatisticamente significantes na produção do /R/. Em Crissiumal, além do contexto seguinte, a variável tonicidade foi considerada significante estatisticamente. Conclusão: Apesar de a variável contexto seguinte ter sido significante nos dois municípios, com base nos resultados obtidos, verificou-se que a maioria das variáveis linguísticas e extralinguística consideradas interferem de forma distinta na aquisição do r-forte quando este é produzido como fricativa velar/glotal (em Santa Maria) ou vibrante simples e múltipla (em Crissiumal).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Weide Luiz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Servidora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Carolina Lisbôa Mezzomo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Luiz, S. W., & Mezzomo, C. L. (2021). O papel das variáveis linguísticas e extralinguísticas na aquisição do /r/ em onset simples em dois municípios do Rio Grande do Sul. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 103–113. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p103-113

Edição

Seção

Artigos