A triagem auditiva neonatal no processo de diagnóstico e reabilitação auditiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p549-561

Palavras-chave:

Triagem Neonatal, Perda Auditiva, Diagnóstico Precoce, Saúde Pública

Resumo

Introdução: a triagem auditiva neonatal objetiva a identificação precoce de perdas auditivas. Apesar da existência de leis, ainda se percebe diversos casos de atrasos no acesso aos serviços de diagnóstico e intervenção das perdas auditivas. Objetivo: descrever o papel da triagem auditiva neonatal no processo de diagnóstico e reabilitação auditiva de crianças de zero a sete anos atendidas em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva do litoral norte catarinense. Metodologia: aplicação de questionário com 30 pais/ responsáveis de crianças com perda auditiva, sendo aplicada análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: das 30 crianças, 86,66% realizaram a triagem auditiva neonatal, das quais 96,15% realizaram a primeira testagem e 34,62% o reteste dentro do primeiro mês de vida; 15,38% realizaram o diagnóstico até os três meses e 6,66%, a intervenção até os seis meses. Foi identificado 16,66% de acompanhamento e investigação na atenção básica, reforçando a importância da realização da triagem como forma de rastreio e identificação. Conclusão: os resultados indicam que a realização da triagem auditiva neonatal tem papel importante para o acesso ao diagnóstico precoce da perda auditiva, embora as idades idealizadas para o diagnóstico e a intervenção estejam aquém do esperado. Destaca-se a importância de capacitar a atenção básica para o suporte e o acompanhamento de crianças de risco ou com perda auditiva confirmada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora Frizzo Pagnossim, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria(1996), Especialização Em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria(1997) e mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria(1999). Atualmente é funcionário da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Neoplasias de Cabeça e Pescoço, Audição, Qualidade de Vida. 

Naiara Moratelli Külkamp, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí

Marluce Cristine Teixeira, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Acadêmica do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Pagnossim, D. F., Külkamp, N. M., & Teixeira, M. C. (2020). A triagem auditiva neonatal no processo de diagnóstico e reabilitação auditiva. Distúrbios Da Comunicação, 32(4), 549–561. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p549-561

Edição

Seção

Artigos