A triagem auditiva neonatal no processo de diagnóstico e reabilitação auditiva
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p549-561Palavras-chave:
Triagem Neonatal, Perda Auditiva, Diagnóstico Precoce, Saúde PúblicaResumo
Introdução: a triagem auditiva neonatal objetiva a identificação precoce de perdas auditivas. Apesar da existência de leis, ainda se percebe diversos casos de atrasos no acesso aos serviços de diagnóstico e intervenção das perdas auditivas. Objetivo: descrever o papel da triagem auditiva neonatal no processo de diagnóstico e reabilitação auditiva de crianças de zero a sete anos atendidas em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva do litoral norte catarinense. Metodologia: aplicação de questionário com 30 pais/ responsáveis de crianças com perda auditiva, sendo aplicada análise estatística descritiva e inferencial. Resultados: das 30 crianças, 86,66% realizaram a triagem auditiva neonatal, das quais 96,15% realizaram a primeira testagem e 34,62% o reteste dentro do primeiro mês de vida; 15,38% realizaram o diagnóstico até os três meses e 6,66%, a intervenção até os seis meses. Foi identificado 16,66% de acompanhamento e investigação na atenção básica, reforçando a importância da realização da triagem como forma de rastreio e identificação. Conclusão: os resultados indicam que a realização da triagem auditiva neonatal tem papel importante para o acesso ao diagnóstico precoce da perda auditiva, embora as idades idealizadas para o diagnóstico e a intervenção estejam aquém do esperado. Destaca-se a importância de capacitar a atenção básica para o suporte e o acompanhamento de crianças de risco ou com perda auditiva confirmada.
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