Teleaudiologia: a contribuição do acesso remoto nos casos de implante coclear – uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p49-58

Palavras-chave:

Consulta remota, Implante coclear, Telemedicina

Resumo

Introdução: A teleconsulta pode ser benéfica em diversos aspectos: social, econômico, terapêutico e normativo. Na audiologia, a realização da teleconsulta vem sendo bastante estudada em alguns serviços, principalmente, na programação remota de usuários de Implante Coclear. Objetivo: Investigar a aplicabilidade, vantagens e desvantagens da teleconsulta em audiologia para os usuários de Implante Coclear. Método: Trata-se de pesquisa de revisão sistemática em que foram realizadas buscas nas bases de dados sem limitação de ano. Foram selecionados e incluídos, somente estudos de intervenção não randomizados, estudos descritivos e estudo de caso. Para leitura na íntegra, foram avaliados os procedimentos de aplicabilidade da teleconsulta, descrição dos pontos positivos pelos pacientes, profissional ou entre profissional e paciente, além da descrição de suas desvantagens. Resultados: Foram incluídos quatorze estudos, da língua inglesa e português do Brasil. Foram encontrados estudos de seguimento remoto nos seguintes casos: mapeamento, testes de fala (mensurações de níveis T e C), técnicas e configuração de plataformas remotas e orientações fonoaudiólogicas. Conclusão: Há diversas maneiras que possibilitam o sucesso do Implante Coclear na teleconsulta como mapeamento, orientações e terapia. Os usuários referiram benefícios e satisfação como redução de custos entre outros. Os facilitadores referiram contribuição em sua atuação profissional como reabilitador, e especialistas sentiram-se seguros ao realizarem os procedimentos de mapeamento. As desvantagens foram: atraso na conexão, atraso do estímulo e, consequentemente, atraso nas sessões, longo tempo de reverberação do estímulo auditivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rayssa Pacheco Brito Dourado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - (PUC/MG)

Fonoaudióloga graduada pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (2018). Pós-graduada do curso de especialização em AUDIOLOGIA pelo Instituto de Educação Continuada da PUC Minas (2019). Fellowship em Reabilitação Auditiva e Implante Coclear pelo Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (IBORL). Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB).

Monique Antunes de Souza Chelminski Barreto, Secretaria de Saúde do Distrito Federal - (SES/DF)

Doutora e Mestre em Ciências da Saúde UnB. Especialização em Fonoaudiologia UFSM (1999), em Psicopedagogia UFRJ (2001) e Audiologia e Otoneurologia Clínica UFPE (2004). Atualmente atua no Hospital Materno Infantil de Brasilia (HMIB) - Governo do Distrito Federal. Professora Titular no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Dourado, R. P. B., & Barreto, M. A. de S. C. (2021). Teleaudiologia: a contribuição do acesso remoto nos casos de implante coclear – uma revisão sistemática. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 49–58. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p49-58

Edição

Seção

Artigos