Fonoaudiologia, mãe, criança: encontros e desencontros na cena terapêutica de fala e linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p25-39

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Apraxias, Família, Linguagem, Fala

Resumo

Este estudo se inscreve no campo da prática clínica fonoaudiológica do processo de linguagem, língua, fala e discurso de um menino de sete anos de idade com apraxia de fala na infância. A proposta recobre os aspectos clínico-teórico-práticos que interrogaram a fonoaudióloga ao longo do acompanhamento longitudinal de 3 anos e dois meses. As interrogações não se limitam à cena terapêutica, mas delineiam também o movimento linguístico da criança que se dá fora dela (família, escola, ambientes sociais) e retorna, pulsionando a prática clínica. A mãe da criança é a narradora do que acontece fora da cena terapêutica em meio à entrevista semiestruturada realizada pela fonoaudióloga. O encontro da profissional, mãe e criança revela um determinado percurso clínico no acompanhamento de uma criança com apraxia de fala na infância, marcado especialmente pela atuação terapêutica e de orientação familiar e escolar da fonoaudióloga, pelo papel desempenhado pela mãe, pela análise do percurso de subjetivação da criança na língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Mara Ventura Amorim Silva, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel de Oliveira Porto". CEPRE/Unicamp

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Silva, P. M. V. A., & Bordin, S. M. S. (2021). Fonoaudiologia, mãe, criança: encontros e desencontros na cena terapêutica de fala e linguagem. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 25–39. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p25-39

Edição

Seção

Artigos