Grupo terapêutico fonoaudiológico de linguagem: revisão de literatura integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p114-123

Palavras-chave:

Terapia da Linguage, . Prática de grupo, Revisão, Literatura de revisão como assunto

Resumo

Objetivo: investigar os efeitos do grupo terapêutico em linguagem descritos em estudos brasileiros. Estratégia de pesquisa: a pesquisa foi realizada nas bases eletrônicas Biblioteca Virtual em Saúde (BVS – Bireme) e SciELO. Critérios de seleção: artigos de intervenção em linguagem, realizados em grupo; artigos disponíveis na íntegra e em língua portuguesa; população-alvo abrangendo pré-escolares, escolares, adultos e idosos; artigos publicados no período de 1980 a janeiro 2018; artigos de terapia direta. Critérios de exclusão: artigos de revisão de literatura; artigos repetidos entre as bases eletrônicas; artigos envolvendo terapias individuais ou terapia indireta. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, dez estudos foram considerados e analisados. Foram realizadas análises descritivas dos estudos, considerando: ano de publicação, objetivo do estudo, amostragem, método de avaliação pré- e pós-intervenção, estruturação das sessões terapêuticas, referencial teórico e principais resultados. Resultados: verificou-se diversidade de objetivos terapêuticos, de estruturação dos atendimentos e faixa etária dos participantes, 40% dos autores descreveram o referencial teórico. Os instrumentos de avaliação foram relatados em 70% dos estudos. Portanto, constatou-se escassez de estudos que exploram os efeitos da terapia coletiva de linguagem. Conclusão: destaca-se a necessidade de maiores investimentos na realização e estruturação das terapias fonoaudiológicas em grupo e a divulgação dessas informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cinthia Procópio da Silva, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Bauru, São Paulo, Brasil.

Graduanda do curso de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, São Paulo, Brasil.

Regina Tangerino de Souza Jacob, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Bauru, São Paulo, Brasil.

Fonoaudióloga; Professora do departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, São Paulo, Brasil; Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar); Doutora em Ciências da Reabilitação pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.

Thais Freire, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Bauru, São Paulo, Brasil.

Fonoaudióloga; Doutora em Ciências pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, São Paulo, Brasil.

Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Bauru, São Paulo, Brasil.

Fonoaudióloga; Professora Associada do departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, São Paulo, Brasil; mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar); Doutora e Pós doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Aline Roberta Aceituno da Costa, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Bauru, São Paulo, Brasil.

Fonoaudióloga; Professora do departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (FOB/USP), Bauru, São Paulo, Brasil; Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar); Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e Pós Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Silva, C. P. da, Jacob, R. T. de S., Freire, T., Crenitte, P. A. P., & Costa, A. R. A. da. (2021). Grupo terapêutico fonoaudiológico de linguagem: revisão de literatura integrativa. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 114–123. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p114-123

Edição

Seção

Artigos