Caracterização das publicações fonoaudiológicas sobre síndromes neurológicas (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p676-685Palavras-chave:
Neurociências, Síndrome, FonoaudiologiaResumo
Introdução: Caracterização das publicações fonoaudiológicas sobre síndromes neurológicas. Objetivo: Identificar síndromes pesquisadas, aspectos clínicos abordados, metodologia utilizada e número de publicações em 4 periódicos brasileiros entre 2009-2019. Método: Revisão Integrativa da literatura. Resultados: A Fonoaudiologia participa ativamente deste campo, com publicações distribuídas de modo equilibrado ao longo do período estudado, com 36 síndromes pesquisadas, 8 delas com estudos mais sistemáticos; a maioria sob a forma de estudo de caso, abordando, sobretudo, questões ligadas aos procedimentos de avaliação. Conclusão: Na Fonoaudiologia, há, no período visitado, uma produção constante de artigos ligados ao campo das síndromes neurológicas. Portanto, este campo tem presença reconhecida nesta área. Estudos são necessários para uma caracterização mais abrangente do “estado da arte”.
Downloads
Metrics
Referências
Araújo LC. Fundamentos de neurociências e do comportamento. Docsity [Internet]. 2011 [acesso em 2019]. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/fundamentos-da-neurociencia-e-do-comportamento/4756154/
Gusmão S, Silveira RL, Cabral Filho G. Broca e o nascimento da moderna neurocirurgia. Arq. Neuropsiquiatr. 2000; 58(4): 1114-1152. ISSN 1678-4227. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X2000000600028.
Graça MC. Afasia primária progressiva, afasia de Wernicke, defeito cognitivo ligeiro: análise das competências semânticas. [Dissertação]. Lisboa: Universidade Católica Portugues – UCP; 2013.
Rodrigues SD, Ciasca SM. Aspectos da relação cérebro-comportamento: histórico e considerações neuropsicológicas. Revista Psicopedagogia. 2010; 82: 117-126.
Damiani D, Nascimento AM. Neurociências e o conhecimento sobre o cérebro humano. Olive Revista Científica. 2016; 1: 59-74.
Silva IS. Neurogênese no sistema nervoso adulto de mamíferos. Revista da Biologia. 2009; 3(1): 9-14. ISSN 1984-5154. DOI: https://doi.org/10.7594/revbio.03.03
Escera C. Aproximacíon histórica y conceptual a la neurociência cognitiva. Cognitiva. 2004; 16(2): 1-21. ISSN 0214-3550
Hazin I, Leitão S, Garcia D, Lemos C, Gomes E. Contribuições da Neuropsicologia de Alexsandr Ramanovich Luria para o debate contemporâneo sobre relações mente-cérebro. Mnemosine. 2010; 6(1): 88-110.
Russo M. Localização cerebral da cognição social complexa: o autismo como modelo? Filosofia e História da Biologia. 2008; 3(1): 285-304.
Cagnin S. A pesquisa em Neuropsicologia: desenvolvimento histórico, questões teóricas e metodológicas. Psicologia em Pesquisa. 2010; 4(2): 118-134.
Editorial II: a fonoaudiologia e a neurociência. Rev Cefac. 2009; 11(3).
Vasconcellos SV, Pessoa ACRG, Farias APS. Caracterização das publicações periódicas em fonoaudiologia e neurociências: estudo sobre os tipos e temas de artigos e visibilidade na área da linguagem. Rev Cefac. 2009; 11(1): 50-8
Goic A. Sobre o uso de epónimos em medicina. Revista Médica de Chile. 2009, 137(11): 1508-1510
Pereira-Silva NL. Síndrome de Down: etiologia, caracterização e impacto na família. Interação em Psicologia. 2002; 2(2): 67-176.
Mattos BM, Bellani CDF. A importância da estimulação precoce em bebês portadores de Síndrome de Down: Revisão de literatura. Rev Bras Terap e Saúde. Curitiba. 2010; 1(1): 51-63.
Moreira LMA, El-Hari CN, Gusmão FAF. A síndrome de Down e sua patogênese: considerações sobre o determinismo genético. Rev Bras Psiquiatr. 2000; 22(2): 96-9. ISSN 1516-4446. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-44462000000200011
Santos JO, Prudente COM. Síndrome de Down: desempenho funcional de crianças de dois a quatro anos de idade. Rev Neurocienc. 2014; 22(2): 217-277.
Barbosa TMF, Lima ILB, Alves GAS, Delgado IC. Contribuições da Fonoaudiologia na inserção de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho. CoDAS. 2018; 30(1): 1-8.
Silva AC, Pinto FR, Matas CG. Potenciais Evocados auditivos de longa latência em adultos com HIV/AIDS. Pró-Fono. 2007; 19(4): 352-6. DOI: http:// dx.doi.org/10.1590/S0104-56872007000400005
Araújo DR, Bicalho ICS, Di Francesco R. Disfagia em pacientes portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS. Rev Cefac. 2005; 7(1): 42-9.
Ganthous G, Rossi NF, Giacheti CM. Linguagem no transtorno do espectro alcoólico fetal: uma revisão. Rev Cefac. 2015; 17(1): 253-263.
Simões HO, Zanchetta S, Furtado EF. O que sabemos das alterações auditivas centrais em crianças expostas ao álcool na gestação? Revisão sistemática. CoDAS. 2016; 28(5): 640-5.
Misquiatti ARN, Brito MC, Olivati AG, Santos TR, Fernandes FDM. Desempenho sociocognitivo nos Transtornos do Espectro do Autismo e interferência do ambiente terapêutico. CoDAS. 2014; 26(5): 402-6.
Guarnieri C, Abe CM, Gonçalves BRL, Lopes-Herrera SA. Estratégias terapêuticas utilizadas na intervenção fonoaudiológica nos casos de desordens do espectro autístico: Relato de caso. In: XX Jornada Fonoaudiológica de Bauru. 2013; 1: 38.
Fridman C, Kok F, Koiffmann CP. Síndrome de Prader-Willi em lactentes hipotônicos. J. pediatr. 2000; 76(3): 246-50.
Misquiatti ARN, Cristovão MP, Brito MC. Percurso e resultados da terapia fonoaudiológica na Síndrome de Prader-Willi (SPW): relato de caso. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011; 23(1): 77-81.
Queiroz AM, Boltós GN, Pin NAM, Lessa FCR, Silva RAB, Freitas AC. Síndrome de Algelman: relato de caso clínico. Rev Inst Ciênc Saúde. 2005; 23(3): 235-8.
Meyrson MD, Foushee DR. Speech, language and hearing in Moebius syndrome: a study of 22 patients. Dev Med Child Neurol. 1978; 20(3): 357-65.
Seraceri MFF, Hayashiuchi AY, Lima SFB, Rimério RC, Mariani MMC, Baraldi GS, Teixeira MCTV. Indicadores de problemas de comportamento em crianças e adolescentes com síndrome de Williams: dados preliminares. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvol. 2010; 10(1): 37-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bianca Martins Castro, Ruth Ramalho Ruivo Palladino, Mara Lucia Pallotta, Mariane Maião Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.