Perfil comunicativo de crianças pertencentes a famílias multiespécie

Autores

  • Ana Paula Santa Helena Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia (Mestrado), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5262-8671
  • Maria Claudia Cunha Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia (Mestrado), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3198-6995

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p161-172

Palavras-chave:

Linguagem, Desenvolvimento da linguagem, Família, Cães, Vínculo homem-animal de estimação

Resumo

Introdução: Pesquisas científicas têm evidenciado os benefícios da relação homem-animal, repercutindo no desenvolvimento infantil. Objetivo: avaliar o perfil comunicativo de crianças pertencentes a famílias multiespécie, onde o cão é o animal de estimação. Métodos: estudo exploratório, transversal, de natureza quantitativa. Casuística: 54 sujeitos, de ambos os sexos, na faixa etária entre três meses e quatro anos e cinco meses: 34 sujeitos pertencentes a famílias multiespécie (Grupo Pesquisa - GP) e 20 sujeitos que nunca pertenceram a famílias multiespécie (Grupo Controle - GC). Procedimento: a pesquisa foi realizada na residência dos próprios sujeitos e os dados foram coletados por meio de observação e filmagem de uma situação de interação lúdica, nos contextos familiares rotineiros, durante 30 minutos, envolvendo a presença do cão (GP) e sem nenhum animal de estimação (GC). A análise dos resultados foi realizada a partir do Protocolo de Observação Comportamental (PROC). Em seguida, os dados foram submetidos à análise estatística, onde assumiu-se um nível descritivo de 5% (p<0,05) para significância estatística. Resultados: na população estudada, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos escores. Contudo, observou-se que os sujeitos e seu (s) animal (s) de estimação (s) foram parceiros interacionais e que o cão desempenhou papel de interlocutor durante as cenas de interação. Conclusão: a hipótese de o cão potencializar as habilidades comunicativas da criança não pode ser refutada. Este estudo abre a discussão sobre o tema, sendo de extrema importância pesquisas posteriores, visto que a presença dos cães é universal e crescente nos lares em todo o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Santa Helena, Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia (Mestrado), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo (SP), Brasil.

Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia (Mestrado), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo (SP), Brasil.

Maria Claudia Cunha, Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia (Mestrado), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo (SP), Brasil.

Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia (Mestrado), Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo (SP), Brasil.

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Helena, A. P. S., & Cunha, M. C. (2021). Perfil comunicativo de crianças pertencentes a famílias multiespécie. Distúrbios Da Comunicação, 33(1), 161–172. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i1p161-172

Edição

Seção

Artigos