O uso do flipped classroom como estratégia de ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial em Fonoaudiologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p606-614

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Ensino superior, Educação a Distância, Pandemias, Infecções por Coronavírus

Resumo

Introdução: O ensino remoto de emergência tem sido adotado no Brasil devido à pandemia do SARS-CoV-2. Dentre as possibilidades pedagógicas, destaca-se o flipped classroom. Objetivo: Descrever relato de experiência do flipped classroom como estratégia de ensino-aprendizagem em Fonoaudiologia. Método: Módulo optativo de um curso de graduação em Fonoaudiologia foi ofertado remotamente, por cinco semanas, adotando-se o flipped classroom. Foram utilizadas plataformas digitais para disponibilização de conteúdo das aulas assíncronas. As síncronas, que foram realizadas na plataforma Google Meet, foram executadas por meio de casos simulados discutidos oralmente e atividades lúdicas. Ao final do curso houve a entrega de um Portfólio (como avaliação do módulo) e o preenchimento de autoavaliação discente. Houve discussão virtual, entre as docentes, dos resultados obtidos. Resultados: Totalizaram 19 participantes. As docentes avaliaram o método satisfatório e pertinente frente ao contexto pandêmico. A leitura prévia do material disponibilizado permitiu o conhecimento do conteúdo. Nos encontros síncronos houve a reflexão dos casos simulados e a elucidação de dúvidas. Como pontos negativos destacaram-se a duração do curso, a dificuldade de noção de grupo e de exposição de ideias. Como positivos, as estratégias lúdicas que motivaram a adesão na proposta do módulo. A média das atividades avaliativas e da autoavaliação foram próximas, evidenciando percepções similares entre docentes e discentes. Conclusão: A utilização do flipped classroom mostrou-se como uma estratégia eficiente para as atividades acadêmicas remotas pela sua fácil aplicabilidade e pelo seu fator motivacional.

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

César, C. P. H. A. R., García, A. C., Rocha, L. M., Guedes-Granzotti, R. B., & Silva, K. (2021). O uso do flipped classroom como estratégia de ensino-aprendizagem no ensino remoto emergencial em Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 33(4), 606–614. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i4p606-614

Edição

Seção

Artigos