Percepção e atuação de professores sobre o aluno com perda auditiva na escola

Autores

  • Flávia Rodrigues dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências
  • Lígia Tessari Prado Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado
  • Natália Barreto Frederigue-Lopes Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p437-446

Palavras-chave:

Perda Auditiva, Implantes Cocleares, Auxiliares de Audição, Professores Escolares, Inclusão Escolar

Resumo

Introdução: O aluno com perda auditiva que utiliza a comunicação oral pode necessitar de diferentes adequações na escola e condutas adequadas são fundamentais para o seu desenvolvimento. Visto que o professor é importante nesse processo e sua formação não o capacita para atuar com esses alunos, torna-se relevante a parceria entre as áreas da Saúde e Educação. Objetivo: Verificar a percepção e a atuação dos professores sobre o seu aluno com perda auditiva, usuário de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e/ou implante coclear (IC), que utiliza comunicação oral. Método: Participaram 42 professores que atuavam com alunos com perda auditiva em escolas públicas do município de Marília. Os dados foram obtidos por meio do questionário de acompanhamento mensal e de reuniões com a equipe escolar. As respostas foram categorizadas e analisada a frequência de ocorrência. Foi aplicado o Teste de Igualdade de Duas Proporções, admitindo-se como significância (p<0,05). Resultados: Observou-se que o questionário de acompanhamento mensal permitiu o registro das informações de forma detalhada, em relação às reuniões, com frequência de ocorrência estatisticamente significante para as categorias “Acadêmica” (p=0,024), “Comunicação” (p<0,001) e “Participação em sala” (p=0,034). Os professores apresentaram relatos com frequência de ocorrência variável, para cada categoria. Conclusão: Os achados deste estudo em relação à percepção e à atuação dos professores demonstraram respostas aos aspectos com frequência de ocorrência substancialmente diferentes, as quais não conotam uma atuação focada nas necessidades do aluno com perda auditiva que utiliza comunicação oral, no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Flávia Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva

Natália Barreto Frederigue-Lopes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru

Departamento de Fonoaudiologia

Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Filosofia e Ciências

Departamento de Fonoaudiologia

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Santos, F. R. dos, Prado, L. T., Frederigue-Lopes, N. B., & Delgado-Pinheiro, E. M. C. (2021). Percepção e atuação de professores sobre o aluno com perda auditiva na escola. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 437–446. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p437-446

Edição

Seção

Artigos