Desafios e impactos da atuação de fonoaudiólogos recém-formados no Espírito Santo durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p500-512

Palavras-chave:

Área de Atuação Profissional, COVID-19, Fonoaudiologia, Infecções por coronavírus, Prática Profissional

Resumo

Introdução: Os fonoaudiólogos recém-formados podem estar passando por um momento único para sua atuação por causa da pandemia de COVID-19. Além do aprendizado da graduação, há as Resoluções do Conselho Federal de Fonoaudiologia, que têm alertado e auxiliado os profissionais nessa prática. Objetivos: verificar como fonoaudiólogos recém-formados atuam durante a pandemia de COVID-19, quais os desafios da graduação que podem refletir nessa atuação e conhecimentos sobre Resoluções do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Métodos: estudo observacional e transversal. Aplicou-se um questionário em graduados em Fonoaudiologia dos últimos 24 meses por uma instituição do Espírito Santo, apresentando os dados de forma descritiva. Resultados: entrevistou-se 32 fonoaudiólogos, 93,7% mulheres, média de 25 anos. Destes, 81,2% exerciam a profissão durante a pandemia, a maioria de maneira presencial, porém, houve redução do salário para ⅓. Em média 40% alegaram que a graduação ajudou na preparação para o atendimento de casos COVID-19, mas apenas 28% para telefonoaudiologia. A Resolução do CFFa mais citada foi sobre a telefonoaudiologia, por 81%. A atuação fonoaudiológica em casos de COVID-19 foi classificada por 75% como “Desafiadora”. Conclusão: a maioria dos fonoaudiólogos exerciam a profissão presencialmente, mas houve desemprego e redução do salário pela pandemia. Conheciam as Resoluções do CFFa, com destaque para a Resolução n. 580. Não houve consenso quanto à contribuição da graduação no atendimento desses casos, com desafios quanto a telefonoaudiologia e a urgência/emergência, que têm sido enfrentados pelos egressos, podendo impactar negativamente na vida profissional.

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Biografia do Autor

Gabriel Trevizani Depolli, Universidade Federal do Espírito Santo

Acadêmico de Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Jéssica Nascimento Brozzi, Universidade Federal do Espírito Santo

Fonoaudióloga pela Universidade Federal do Espírito Santo

Trixy Cristina Niemeyer Vilela Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2021-09-28

Como Citar

Depolli, G. T., Brozzi, J. N., & Alves, T. C. N. V. (2021). Desafios e impactos da atuação de fonoaudiólogos recém-formados no Espírito Santo durante a pandemia de COVID-19. Distúrbios Da Comunicação, 33(3), 500–512. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2021v33i3p500-512

Edição

Seção

Artigos