Benefícios da orientação familiar nas dificuldades comunicativas de crianças com transtornos do espectro do autismo

revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53197

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Linguagem Infantil, Desenvolvimento da Linguagem, Comunicação, Orientação Infantil, Tutoria e Qualidade de Vida

Resumo

Introdução: A terapia indireta é uma abordagem de intervenção terapêutica na qual se realizam orientações familiares e um treinamento dos cuidadores para que o entendimento da mesma seja ampliado. Este tipo de intervenção é relevante porque são os familiares as pessoas mais próximas das crianças, e, por meio das orientações, aprimoram o elo e a interação para o amadurecimento da comunicação funcional da criança. Objetivo: Analisar achados acerca dos benefícios da orientação familiar nas dificuldades comunicativas de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo. Estratégia de pesquisa: Levantamento na literatura publicada nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Foram incluídos artigos originais publicados na íntegra no período de janeiro de 1999 a novembro de 2019, com grau de recomendação A, B e C e níveis de evidência 1, 2, 3 4, segundo o Oxford Centre. Resultados: Foram encontrados 934 artigos, 55 excluídos por duplicata e 31 foram selecionados para leitura na íntegra. Destes, 15 foram considerados para análise do estudo. Discussão: A terapia indireta, por meio da orientação familiar, no processo de reabilitação de crianças no espectro aponta que o trabalho de promoção do desenvolvimento das habilidades comunicativas de crianças com TEA promove ganhos na comunicação. Também, mostram que uma intervenção indireta aumenta a capacidade de reflexão e autocrítica dos cuidadores. Conclusão: O processo terapêutico indireto de crianças com diagnóstico de TEA, fornece mudanças positivas no processo de desenvolvimento de linguagem dessas crianças e existe uma relação direta e positiva entre orientação familiar e dificuldade comunicativa dessas crianças.

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Biografia do Autor

Jhonata James Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudiólogo.

Universidade Federal de Minas Gerais.

Ingrid Alves Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Fonoaudiologia

Universidade Federal de Minas Gerais

 

Denise Brandão de Oliveira e Britto, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Fonoaudiologia

Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-03-11

Como Citar

Oliveira, J. J. R. de, Moreira, I. A., & Britto, D. B. de O. e. (2022). Benefícios da orientação familiar nas dificuldades comunicativas de crianças com transtornos do espectro do autismo: revisão integrativa da literatura. Distúrbios Da Comunicação, 34(1), e53197. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e53197

Edição

Seção

Artigos