O Núcleo Ampliado de Saúde da Família como espaço estratégico de aprendizagem interprofissional em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e54130

Palavras-chave:

Relações interprofissionais, Currículo, Capacitação de recursos humanos em saúde, Atenção primária à saúde

Resumo

Introdução: Experiências de formação interprofissional no âmbito dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família – Atenção Básica (NASF-AB) podem representar uma importante estratégia de contraposição à fragmentação do trabalho em saúde e, consequentemente, do cuidado, favorecendo a uma atuação em saúde mais eficiente, a partir das necessidades de saúde da comunidade. Objetivo: Discutir a experiência de formação interdisciplinar e interprofissional em saúde de um estudante de Fonoaudiologia vivenciada em um estágio curricular no contexto de um NASF-AB em Salvador, Bahia, Brasil. Descrição: As atividades dos estudantes foram organizadas em 5 frentes de trabalho, a saber: 1. Discussão de casos com profissionais com vistas à atualização do Planejamento Terapêutico Singular; 2. Grupos educativos voltados à prevenção; 3. Atendimentos individuais; 4. Programa Saúde na Escola; e 5. Intervenção pedagógica com profissionais. Considerações finais: A experiência de formação interprofissional no contexto do NASF-AB permitiu o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe interprofissional, como a comunicação interprofissional, a clarificação de papéis, e a responsabilidade e trabalho em equipe, fundamentais para o alcance da integralidade do cuidado em saúde. Ademais, permitiu refletir sobre os limites da formação essencialmente clínica e fragmentada que hegemoniza a Fonoaudiologia no Brasil, bem como sobre sua insuficiente inserção na Atenção Primária em Saúde. Durante a experiência, outras reflexões foram suscitadas e permitiram a compreensão de conceitos importantes através da articulação teórico-prática possibilitada pela vivência em campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Pedro Henrique Silva de Macêdo, Universidade de São Paulo

Fonoaudiólogo residente em Saúde Auditiva no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP).

Bárbara Patrícia da Silva Lima, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Professora Assistente no Campo da Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Formação de Recursos Humanos em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional em Saúde.

Vladimir Andrei Rodrigues Arce, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto III do Departamento de Fonoaudiologia da  Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tem interesse acadêmico no campo da Saúde Coletiva, com especial interesse nos estudos sobre Processo de Trabalho e Modelos alternativos de Atenção à Saúde relacionados à Atenção Primária à Saúde/Estratégia Saúde da Família; à Saúde Mental; à Reabilitação; e à Fonoaudiologia.

Referências

Giovanella L, Mendonça MHM de, Almeida PF de, Escorel S, Senna M de CM, Fausto MCR, et al. Saúde da família: limites e possibilidades para uma abordagem integral de atenção primária à saúde no Brasil. Cien Saude Colet [Internet]. 2009 [acesso em 2021 mai 8]; 14(3): 783–94. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000300014&lng=pt&tlng=pt

Damaceno AN, Lima MAD da S, Pucci VR, Weiller TH. Redes de atenção à saúde: uma estratégia para integração dos sistemas de saúde. Rev Enferm da UFSM [Internet]. 2020 [acesso em 2021 mar 10]; 10:(14): p. 1-14 . Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/36832

Kringos DS, Boerma W, van der Zee J, Groenewegen P. Europe’s Strong Primary Care Systems Are Linked To Better Population Health But Also To Higher Health Spending. Health Aff [Internet]. 2013 [acesso em 2021 mar 10]; 32(4): 686–94. Disponível em: http://www.healthaffairs.org/doi/10.1377/hlthaff.2012.1242

Hansen J, Groenewegen PP, Boerma WGW, Kringos DS. Living In A Country With A Strong Primary Care System Is Beneficial To People With Chronic Conditions. Health Aff [Internet]. 2015 [acesso em 2021 mar 10]; 34(9): 1531–7. Disponível em: http://www.healthaffairs.org/doi/10.1377/hlthaff.2015.0582

Brito GEG de, Mendes A da CG, Santos Neto PM dos. O objeto de trabalho na Estratégia Saúde da Família. Interface - Comun Saúde, Educ [Internet]. 2017 [acesso em 2021 mai 28]; 22(64): 77–86. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100077&lng=pt&tlng=pt

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria no 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) [Internet]. Brasil; 2017 p. 34. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Arce VAR, Teixeira CF. Práticas de saúde e modelo de atenção no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Salvador (BA). Saúde em Debate [Internet]. 2017 [acesso em 2021 mai 28]; 41(3): 228–40. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html

Figueiredo EN. A estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS. Reposiório Inst UNIFESP [Internet]. 2012 [acesso em 2021 mai 28]; 1:12. Disponível em: http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade05/unidade05.pdf

Peduzzi M, Agreli HF. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comun Saúde, Educ [Internet]. 2018 [acesso em 2021 mai 28]; 22(2): 1525–34. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601525&lng=pt&tlng=pt

Reeves S, Lewin S, Espin S, Zwarenstein M. A Conceptual Framework for Interprofessional Teamwork. In: Barr H, editor. Interprofessional Teamwork for Health and Social Care [Internet]. Oxford, UK: wiley-Blackwell; 2010 [acesso em 2021 mai 28]. p. 57–76. Disponível em: http://doi.wiley.com/10.1002/9781444325027

Ferreira RC, Fiorini VML, Crivelaro E. Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2010 [acesso em 2021 mai 28]; 34(2): 207–15. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000200004&lng=pt&tlng=pt

Arce VAR, Santos DM dos. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família como espaço de integração educação- trabalho: a experiência do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Distúrb Comun. 2014 [acesso em 2021 mai 28]; 26(4): 834–9. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19436/16055

Santeiro TV. Processos clínicos em Núcleos de Apoio à Saúde da Família / NASF: estágio supervisionado. Psicol Ciência e Profissão [Internet]. 2012 [acesso em 2021 mai 28]; 32(4): 942–55. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000400013&lng=pt&tlng=pt

Massuda A. Mudanças no financiamento da Atenção Primária à Saúde no Sistema de Saúde Brasileiro: avanço ou retrocesso? Cien Saude Colet [Internet]. 2020 [acesso em 2021 mai 28]; 25(4): 1181–8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000401181&tlng=pt

Morosini MVGC, Fonseca AF, Baptista TW de F. Previne Brasil, Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária e Carteira de Serviços: radicalização da política de privatização da atenção básica? Cad Saude Publica [Internet]. 2020 [acesso em 2021 mai 28]; 36(9). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2020000903002&tlng=pt

Salvador. Secretaria Municipal da Saúde do Salvador (SMS SSA) - Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão (DEPG). Plano Municipal de Saúde do Salvador 2018-2021. Salvador; 2018. 231 p.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Volume 1: Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano (Cadernos de Atenção Básica, n. 39). Brasília: Ministério da Saúde; 2014. 116 p.

França MA de SA, Spirandelli ACM de A, Verde MC de CLV. Uso de ferramentas de gestão na micropolítica do trabalho em saúde: um relato de experiência. Saúde em Debate [Internet]. 2019 [acesso em 2021 mai 28]; 43(6):138–46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019001100138&tlng=pt

Soleman C, Martins CL. O trabalho do fonoaudiólogo no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) - especificidades do trabalho em equipe na atenção básica. Rev CEFAC [Internet]. 2015 [acesso em 2021 mai 28]; 17(4): 1241–53. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000401241&lng=pt&tlng=pt

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CES. 5/2002. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação; 2002. 5 p.

Bispo EP de F, Rossit RAS. Processo de validação e adaptação transcultural do assessment of interprofessional team collaboration SCALE II (AITCS II). J. Manag. Prim. Health Care [Internet]. 2018 [acesso em 2021 mai 28]; 8(3): 10–1. Disponível em: https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/599

Canadian Interprofessional Health Collaborative (CIHC). A National Interprofessional Competence Framework [Internet]. Vancouver: CIHC; 2010. 36 p. Disponível em: http://ipcontherun.ca/wp-content/uploads/2014/06/National-Framework.pdf

Hafner M de LMB, Moraes MAA de, Marvulo MML, Braccialli LAD, Carvalho MHR de, Gomes R. A formação médica e a clínica ampliada: resultados de uma experiência brasileira. Cien Saude Colet [Internet]. 2010 [acesso em 2021 mai 28]; 15(1): 1715–24. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700083&lng=pt&tlng=pt

Cunha GT, Campos GW de S. A construção da clínica ampliada na atenção básica [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 2004.

Sousa F de OS, Albuquerque PC de, Nascimento CMB do, Albuquerque LC de, Lira AC de. O papel do Núcleo de Apoio à Saúde da Família na coordenação assistencial da Atenção Básica: limites e possibilidades. Saúde em Debate [Internet]. 2017 [acesso em 2021 mai 28]; 41(115): 1075–89. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000401075&lng=pt&tlng=pt

Botasso M, Sanches S, Bento R, Samelli A. Teleaudiometry as a screening method in school children. Clinics [Internet]. 2015 [acesso em 2021 mai 28]; 70(4): 283–8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4418376/?report=classic

Sarafraz M, Ahmadi K. A practical screening model for hearing loss in Iranian school-aged children. World J Pediatr [Internet]. 2009 [acesso em 2021 mai 28]; 5(1):46–50. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s12519-009-0008-3

Tamanini D, Ramos N, Dutra LV, Bassanesi HJC. Triagem auditiva escolar: identificação de alterações auditivas em crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Rev CEFAC [Internet]. 2015 [acesso em 2021 mai 28]; 17(5): 1403–14. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000501403&lng=pt&tlng=pt

Santos RAB de G dos, Uchôa-Figueiredo L da R, Lima LC. Apoio matricial e ações na atenção primária: experiência de profissionais de ESF e Nasf. Saúde em Debate [Internet]. 2017 [acesso em 2021 mai 28]; 41(114): 694–706. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000300694&lng=pt&tlng=pt

BRASIL. Departamento de Atenção Básica - Secretaria de Políticas de Saúde. Programa Saúde da Família. Rev Saude Publica [Internet]. 2000 [acesso em 2021 mai 28]; 34(3): 316–9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000300018&lng=pt&tlng=pt

Publicado

2022-04-25

Como Citar

Macêdo, P. H. S. de, Lima, B. P. da S., & Arce, V. A. R. (2022). O Núcleo Ampliado de Saúde da Família como espaço estratégico de aprendizagem interprofissional em saúde. Distúrbios Da Comunicação, 34(1), e54130. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i1e54130

Edição

Seção

Comunicações