Ações socioeducativas em saúde auditiva para jovens utilizando educação híbrida

Autores

  • Maria Thereza Raab Piccino Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Camila de Castro Corrêa Centro Universitário Planalto do Distrito Federal https://orcid.org/0000-0001-5460-3120
  • Cassia Pardo-Fanton Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Wanderleia Quinhoneiro Blasca Faculdade de Odontologia de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57003

Palavras-chave:

Audição, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Qualidade de vida

Resumo

Introdução: O uso frequente de música amplificada pelos jovens traz a reflexão da importância de projetos de promoção de saúde auditiva, visando a conscientização dos jovens e mudança de comportamento. Objetivo: promover o aprendizado sobre o tema, avaliar o conhecimento sobre saúde auditiva e multiplicar o conhecimento adquirido junto à comunidade. Métodos: foi realizado uma ação socioeducativa em saúde auditiva com 12 alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Publica no Sudeste do Brasil. A ação foi organizada com base em educação híbrida (encontros presenciais e uso do AIA), utilizando a metodologia do Projeto Jovem Doutor. Para a avaliação, os alunos responderam a um questionário sobre conhecimento prévio, comportamento auditivo e um questionário situação-problema. O AIA foi avaliado por meio da Ficha de Pesquisa Motivacional, foi realizada a análise do Impacto através de um questionário para os professores. Resultados: observou-se que houve mudança no comportamento dos alunos no que diz respeito ao tempo de uso e volume dos fones de ouvido, verificou-se que 100% melhoraram seu conhecimento sobre os riscos de altas intensidades sonoras para a audição. Ao avaliarmos o AIA, a análise descritiva evidenciou que os valores da média de melhor desempenho foram para as dimensões organizado e fácil de usar. Na última etapa, 802 pessoas foram envolvidas, nas atividades interativas em sala de aula e nos Espaços Culturais em saúde auditiva, criando uma cadeia produtiva em saúde. Conclusão: Por meio desta ação, foi possível atingir diretamente os jovens, promovendo o aprendizado, mudança de comportamento e melhora na qualidade de vida desses jovens.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Piccino, M. T. R., Corrêa, C. de C., Pardo-Fanton, C., & Blasca, W. Q. . (2023). Ações socioeducativas em saúde auditiva para jovens utilizando educação híbrida. Distúrbios Da Comunicação, 35(1), e57003. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57003

Edição

Seção

Artigos