Elaboração de um guia sobre saúde vocal infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57486

Palavras-chave:

Voz , Disfonia, Criança, Relações Pais-Filho, Guia, Promoção de Saúde

Resumo

Introdução: Materiais educativos sobre cuidados com a voz dão apoio no atendimento clínico e prevenção de disfonia, entretanto, são escassos. Portanto, este estudo objetivou elaborar e avaliar um guia sobre saúde vocal infantil para pais e crianças. Descrição: A elaboração do guia abrangeu: Levantamento Bibliográfico nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Público/editora MEDLINE (PubMed); Escrita dos temas; Organização/escrita dos conteúdos/referências; Seleção de imagens. Estruturação do guia: Produção da voz; Sinais/sintomas mais comuns de alterações vocais; Causas dos distúrbios vocais infantis; Consequências do distúrbio vocal infantil; Profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento; Mito e Verdade sobre voz; Como prevenir o distúrbio vocal infantil; Atividades amigas da voz. A avaliação foi em grupo focal, via Google Meet, com três juízes mestrandos em Fonoaudiologia, que discutiram qualitativamente estética, conteúdo e organização. A discussão foi coordenada pela coorientadora e as indicações, realizadas por consenso entre os juízes: Estética - ajustar local das referências, elaborar jogo de trilha, uniformizar desenhos/cores e criar mascote; Conteúdo - material relevante, diminuir textos, adequar a linguagem para crianças, usar links/QR-Code para informações extras e acrescentar orientações para professores; Organização - tópicos em ordem hierárquica, conteúdo relacionado ao tema e separar assuntos por capítulos. Considerações Finais: Foram apontadas mudanças, porém, os juízes ressaltaram a importância deste material na clínica fonoaudiológica e na promoção de saúde vocal. O grupo focal foi importante para a primeira avaliação do guia.

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Biografia do Autor

Karina Akemi Ito, Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduanda em Fonoaudiologia - Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (FFC/UNESP)

Amanda Gabriela de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Fonoaudióloga - Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo (FOB/USP)

Especialista em Voz - Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa)

Especializanda em Voz e Coaching Vocal - Centro de Estudos da Voz (CEV)

Mestre em Ciências - Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo (FOB/USP)

Doutoranda em Fonoaudiologia - Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (FFC/UNESP)

Eliana Maria Gradim Fabron, Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Fonoaudióloga

Professora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia - Faculdade de Filosofia e Ciências/Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FFC/UNESP)

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Ito, K. A., Oliveira, A. G. de, & Fabron, E. M. G. (2023). Elaboração de um guia sobre saúde vocal infantil. Distúrbios Da Comunicação, 35(1), e57486. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57486

Edição

Seção

Comunicações