Habilidades cognitivas em idosos com disfunção vestibular submetidos à reabilitação vestibular

estudo piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e60065

Palavras-chave:

Cognição, Reabilitação, Idoso, Equilíbrio Postural, Tontura

Resumo

Introdução: estudos relatam melhora de habilidades cognitivas após a reabilitação vestibular, porém estes estudos utilizaram testes de rastreio cognitivo ou avaliaram habilidades cognitivas específicas, não contemplando uma avaliação cognitiva detalhada. Objetivo: avaliar as habilidades cognitivas, sintomas depressivos, funcionalidade e aspectos sociodemográficos de idosos com disfunção vestibular antes e após a reabilitação vestibular. Método: estudo longitudinal, quase experimental e analítico. A casuística foi composta por 11 idosos com idade entre 60 e 89 anos, ambos os sexos, todos com disfunção vestibular comprovada por meio dos exames VEMP e/ou v-HIT. Os participantes foram submetidos à avaliação cognitiva, da funcionalidade e dos sintomas depressivos antes e após oito sessões semanais de RV. Resultados: encontrou-se associação entre o MEEM com a escolaridade e com o DHI; o questionário de Pfeffer correlacionou-se com o DHI; a GDS-15 com a EVA e a EEB. Após a RV observou-se melhora do ganho do canal semicircular anterior direito, da EVA, do DHI e suas subescalas físico, funcional e emocional; GDS-15, Neupsilin total e suas subescalas percepção, memória e praxia. Conclusão: após a reabilitação vestibular houve aumento do ganho do reflexo vestíbulo-ocular, diminuição dos impactos causados pela tontura na qualidade de vida e do sofrimento psicológico, além da melhora da função cognitiva geral e das habilidades de percepção, memória e praxia.

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Biografia do Autor

Marlon Bruno Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudiólogo, mestre em Ciências Fonoaudiológicas.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Nunes Ribeiro, M. B., Mancini, P. C., & Bicalho, M. A. C. (2023). Habilidades cognitivas em idosos com disfunção vestibular submetidos à reabilitação vestibular: estudo piloto. Distúrbios Da Comunicação, 35(1), e60065. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e60065

Edição

Seção

Artigos