Raciocínio clínico e protocolos

a visão da equipe de fonoaudiologia na introdução via oral de neonatos de uma unidade neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e61762

Palavras-chave:

Prematuro, Recém-Nascido, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Sucção, Neonatologia, Fonoaudiologia

Resumo

Introdução: O momento para introdução de alimentação via oral plena em neonatos é desafiador. Protocolos auxiliam nesse processo utilizando majoritariamente avaliações subjetivas, porém, estudos apontam a importância de incluir critérios objetivos. Objetivo: Analisar a visão da equipe de Fonoaudiologia sobre utilização de protocolos e construção de raciocínio clínico na introdução via oral em uma unidade neonatal. Método: Pesquisa qualitativa, analítica, exploratória. Coleta de dados por meio de grupos focais e por questionário de perfil sociodemográfico e técnico-científico dos participantes. Resultados: Participaram três preceptoras e três residentes entre 25 e 39 anos, de diferentes etnias, formadas entre um e 16 anos, de dois a 12 anos atuando em Neonatologia. Possuem aprimoramentos, cursos e três realizaram especialização. Emergiram dos grupos focais cinco categorias de análise: formação especializada como reflexo das necessidades de saúde da população; processo de construção da competência para assistência em neonatologia baseado nas diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança; alinhamento das condutas da equipe e melhor acompanhamento da evolução dos casos; dificuldade na aplicação do protocolo no processo de trabalho; e, sugestões de incrementos ao protocolo baseados em diretrizes institucionais. Conclusão: A equipe utiliza protocolo institucional embasado na literatura, ao qual se sugere adicionar critérios objetivos para melhores resultados assistenciais e aprimorar o processo de ensino- aprendizagem das residentes.

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Publicado

2024-02-27

Como Citar

Pereira, C. A., Tanaka, C. K., & Bristotti, F. V. (2024). Raciocínio clínico e protocolos: a visão da equipe de fonoaudiologia na introdução via oral de neonatos de uma unidade neonatal. Distúrbios Da Comunicação, 35(4), e61762. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i4e61762

Edição

Seção

Artigos