Processo de ensino e aprendizagem no período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19

estudo com professores

Autores

  • Áurea Alves Guimarães Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-8357-5138
  • Carolina Lisbôa Mezzomo Universidade Federal de Santa Maria
  • Edna Ribas Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Luísa Jacques Falcão Universidade Federal de Santa Maria
  • Renata Gomes Camargo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e62672

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Aprendizagem, Educação à Distância, COVID-19, Professores Escolares

Resumo

Introdução: Sabe-se que durante o período da pandemia do COVID-19, escolas e professores precisaram adaptar-se com alternativas para dar continuidade às aulas. Objetivo: Investigar estratégias e recursos pedagógicos de aprendizagem adotados por professores da rede pública e/ou privada de ensino, do interior de um estado brasileiro, durante o período de suspensão das aulas presenciais, em virtude da Pandemia de Covid-19 e seus efeitos para estudantes com e sem dificuldades de aprendizagem. Método: Aplicação de questionário on-line utilizando a ferramenta Google Forms para 37 professores atuantes do 1° ao 5° ano da rede pública e/ou privada no interior do estado, que tenham trabalhado remotamente durante a Pandemia no período de suspensão das aulas presenciais. Esse material continha questões de múltipla escolha e dissertativas e averiguava a forma de trabalho durante este período, as estratégias e os recursos adotados. Resultados: Os resultados mostraram que as estratégias mais utilizadas pelos professores foram uso de materiais impressos. Os professores relataram as dificuldades e os desafios em adotar o ensino remoto, referentes à desigualdade social dos alunos, a dificuldade de adaptação dos professores a esta forma de ensino e ao empenho restrito das famílias no processo de aprendizagem. Conclusão: foi possível verificar como ocorreu o processo de adaptação ao ensino remoto pelos professores. Verifica-se a necessidade de explorar o trabalho conjunto com a Fonoaudiologia, visando minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes, o que auxiliaria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que, posteriormente, poderiam vir a ser futuros pacientes do setor de Fonoaudiologia.

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Biografia do Autor

Áurea Alves Guimarães, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2016);

Pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Franciscana de Santa Maria (2018);

Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria;

Pós Grduanda em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Dom Alberto de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Guimarães, Áurea A., Mezzomo, C. L., Ferreira, E. R., Falcão, L. J., & Camargo, R. G. (2024). Processo de ensino e aprendizagem no período de suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de COVID-19: estudo com professores. Distúrbios Da Comunicação, 36(1), e62672. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2024v36i1e62672

Edição

Seção

Artigos