Habilidades pragmáticas em crianças com transtorno do espectro do autismo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i1e69731Palavras-chave:
Autismo, Fala, Linguagem, Transtorno da comunicação social, Transtorno do espectro do autismoResumo
Objetivo: Avaliar as habilidades pragmáticas em crianças com diagnóstico de transtorno do espectro do autismo (TEA), por meio do Protocolo de Avaliação das Habilidades Pragmáticas no Espectro do Autismo (PAHPEA). Método: Foram incluídas 115 crianças com transtorno do espectro do autismo, de ambos os sexos, cujos dados foram coletados por nove fonoaudiólogos em clínica de fonoaudiologia da Região Centro-Oeste do Brasil. Foram usados os testes binomial, qui-quadrado e Kolmogorov-Smirnov de uma amostra para avaliar se houve diferença estatística entre as habilidades da comunicação social observadas nas crianças com TEA quando foram obtidas somente duas respostas diferentes, quando houve mais de dois tipos de respostas e entre os diferentes tipos de respostas para avaliação das habilidades de comunicação social para cada criança, respectivamente. Resultados: Das 115 crianças participantes, 98 (85,7%) do sexo masculino, 59 (84,3%) frequentavam a escola e as idades variaram entre 3 e 12 anos. Das 29 perguntas que compõem os cinco fatores do PAHPEA, que são linguagem, inadequação, interatividade, funcionalidade e responsividade, observou-se que a hipótese nula foi rejeitada em 79,3% das respostas dos fonoaudiólogos que coletaram os dados. Observou-se que houve diferença estatística significativa na percepção sobre o desempenho das crianças avaliadas em relação às habilidades pragmáticas, o que é corroborado pela literatura ao identificar heterogeneidade e singularidade na comunicação de pessoas com transtorno do espectro do autismo. Conclusão: A identificação de pontos singulares de dificuldades na comunicação social (pragmática) deve colaborar para a conscientização da necessidade de oferecer às crianças com transtorno do espectro do autismo intervenções que estimulem e treinem habilidades comunicativas mais amplas, cognição social e capacidade verbal, ou seja, habilidade de conversação.
Downloads
Metrics
No metrics found.
Referências
Botura C, Machado DO, Marinho ACO, Almeida AN, Ribas LP. Alterações na pragmática de crianças falantes de português brasileiro com diagnóstico de transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Distúrbios da Comunicação. 2021; 33(4): 627–38. doi:10.23925/2176-2724.2021v33i4p627-638.
Singhi P, Malhi P. Early diagnosis of autism spectrum disorder: what the pediatricians should know. Indian J Pediatr. 2023; 90(4): 364–8. doi:10.1007/s12098-022-04363-1.
Yoshinaga K, Egawa J, Watanabe Y, Kasahara H, Sugimoto A, Someya T. Usefulness of the autism spectrum quotient (AQ) in screening for autism spectrum disorder and social communication disorder. BMC Psychiatry. 2023; 23(1): 831. doi:10.1186/s12888-023-05362-y.
AMERICAN SPEECH-LANGUAGE-HEARING ASSOCIATION. Autism Spectrum Disorder. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association, 20--. Disponível em: https://www.asha.org/Practice-Portal/Clinical-Topics/Autism/. Acesso em: 16 nov. 2024.
American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders DSM-5-TRTM. 5th ed. Arlington: American Psychiatric Association; 2022.
Martin G, Lee M, Bicknell K, Goodkind A, Maltman N, Losh M. A longitudinal investigation of pragmatic language across contexts in autism and related neurodevelopmental conditions. Front Neurol. 2023; 14: 1155691. doi:10.3389/fneur.2023.1155691.
Puricelli L, Marenda C, Filippo A. The development of social-conversational skills in children with autism spectrum disorder: similarities and differences with typically developing children and late talkers. Pilot study. J Adv Health Care. 2024; 6(1). doi:10.36017/jahc202461235.
Yang J, Gu W, Feng C. Evaluating interactive language for children with autism spectrum disorder (ASD) in different contexts. Children. 2022; 9(6): 787. doi:10.3390/children9060787.
Trayvick J, Barkley SB, McGowan A, Srivastava A, Peters AW, Cecchi GA, et al. Speech and language patterns in autism: Towards natural language processing as a research and clinical tool. Psychiatry Res. 2024; 340: 116109. doi: 10.1016/j.psychres.2024.116109.
Silva BBL, Xavier IALN, Lima RASC, Delgado I, Montenegro ACA. Analysis of scores in the Childhood Autism Rating Scale of children with autism spectrum disorder before and after intervention with the method – Development of Communication Skills in Autism. Rev CEFAC. 2024; 26(5): e1624. doi:10.1590/1982-0216/20242651624.
Freire LFO, Leal DCL, Cursino MA, Aires AIB, Silva MDO, Regis MS, et al. Revisão integrativa: distúrbios motores e o desenvolvimento da linguagem expressiva no Autismo. Res Soc Dev. 2022;11(1): e32111125015. doi:10.33448/rsd-v11i1.25015.
Tajik-Parvinchi D, Hidecker MJC, Selvakumaran S, Fan L, Batth S, Fang H, et al. Operationalizing social communication in autism and related neurodevelopmental research: a scoping review over 20 years. Curr Dev Disord Rep. 2021; 8(2): 77–87. doi:10.1007/s40474-021-00224-2.
Olson L, Bishop S, Thurm A. Differential diagnosis of autism and other neurodevelopmental disorders. Pediatr Clin North Am. 2024; 71(2): 157–77. doi: 10.1016/j.pcl.2023.12.004.
Fernandes FDM. Assessment of pragmatic abilities of children with autism spectrum disorders. Audiol Commun Res. 2021; 26: e2378. doi:10.1590/2317-6431-2020-2378.
Hage SVR, Sawasaki LY, Hyter Y, Fernandes FDM. Social communication and pragmatic skills of children with autism spectrum disorder and developmental language disorder. Commun Disord Audiol Swallowing. 2022; 34(2): e20210075. doi:10.1590/2317-1782/20212021075.
Al-Absi AT. Language characteristics in children with autism. Int J Sci Dev Res. 2023; 8(8): 869–72.
La Valle C, Plesa-Skwerer D, Tager-Flusberg H. Comparing the pragmatic speech profiles of minimally verbal and verbally fluent individuals with autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord. 2020; 50(10): 3699–713. doi:10.1007/s10803-020-04421-7.
La Valle C, Shen L, Butler LK, Tager-Flusberg H. Are minimally verbal autistic children’s modality and form of communication associated with parent responsivity? Autism Res. 2024;17(5): 989–1000. doi:10.1002/aur.3131.
Field A. Discovering statistics using IBM SPSS statistics. 5th ed. London: SAGE Publications; 2017.
McNemar DW. Psychological statistics. 4th ed. New York: Wiley; 1969.
Matthews D, Biney H, Abbot-Smith K. Individual differences in children’s pragmatic ability: a review of associations with formal language, social cognition, and executive functions. Lang Learn Dev. 2018; 14(3): 186–223. doi:10.1080/15475441.2018.1455584.
Reetzke R, Singh V, Hong J, Holingue C, Kalb L, Ludwig N, et al. Profiles and correlates of language and social communication differences among young autistic children. Front Psychol. 2022; 13: 936392. doi:10.3389/fpsyg.2022.936392.
Heasman B, Parfitt L. Theoretical problems with oversimplifying autistic diversity into a single category. J Theory Soc Behav. 2023; 53(3): 333–6. doi:10.1111/jtsb.12388.
Idris S, Louwerse A, van der Ende J, Hillegers M, van Haren N, Greaves-Lord K. Disorganized speech in autism spectrum disorder: part of the problems in social pragmatic communication and verbal intelligence. J Neurol Disord. 2022;10(3). doi:10.21203/rs.3.rs-1360384/v1.
Haebig E, Jiménez E, Cox CR, Hills TT. Characterizing the early vocabulary profiles of preverbal and minimally verbal children with autism spectrum disorder. Autism. 2021; 25(4): 958–70. doi:10.1177/1362361320973799.
Wong KHY, Lee KYS, Tsze SCY, Yu WS, Ng IH, Tong MCF, et al. Comparing early pragmatics in typically developing children and children with neurodevelopmental disorders. J Autism Dev Disord. 2022; 52(9): 3825–39. doi:10.1007/s10803-021-05261-9.
Reindal L, Nærland T, Weidle B, Lydersen S, Andreassen OA, Sund AM. Structural and pragmatic language impairments in children evaluated for autism spectrum disorder (ASD). J Autism Dev Disord. 2023; 53(2): 701–19. doi:10.1007/s10803-020-04853-1.
Schaeffer J, Abd El-Raziq M, Castroviejo E, Durrleman S, Ferré S, Grama I, et al. Language in autism: domains, profiles and co-occurring conditions. J Neural Transm. 2023; 130(3): 433–57. doi:10.1007/s00702-023-02592-y.
Thorsson M, Galazka MA, Johnels JÅ, Hadjikhani N. Influence of autistic traits and communication role on eye contact behavior during face-to-face interaction. Sci Rep. 2024; 14(1): 8162. doi:10.1038/s41598-024-58701-8.
Stuart N, Whitehouse A, Palermo R, Bothe E, Badcock N. Eye gaze in autism spectrum disorder: a review of neural evidence for the eye avoidance hypothesis. J Autism Dev Disord. 2023; 53(5): 1884–905. doi:10.1007/s10803-022-05443-z.
Kissine M. Autism, constructionism, and nativism. Language. 2021; 97(3): e139–60. doi:10.1353/lan.2021.0055.
Sundaram SK, Kumar A, Makki MI, Chugani HT, Chugani DC. Diffusion tensor imaging of frontal lobe in autism spectrum disorder. Cereb Cortex. 2008; 18(11): 2659–65. doi:10.1093/cercor/bhn029.
Lord C, Charman T, Havdahl A, Carbone P, Anagnostou E, Boyd B, et al. The Lancet Commission on the future of care and clinical research in autism. Lancet. 2022; 399(10321): 271–334. doi:10.1016/S0140-6736(21)01541-5.
Tager-Flusberg H, Paul R, Lord C. Language and communication in autism. In: Volkmar FR, Paul R, Klin A, Cohen D, editors. Handbook of Autism and Pervasive Developmental Disorders. 3rd ed. Hoboken: Wiley; 2005. p. 335–64.
Bishop DVM, Snowling MJ, Thompson PA, Greenhalgh T. CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PLoS One. 2016; 11(7): e0158753. doi: 10.1371/journal.pone.0158753.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Henrique Borges, Valeriana de Castro Guimarães, Deborah Branco Ferreira Perilo, Edson Junior de Melo Fernandes, Angelina Emiliano Oliveira, Ivone Felix Sousa, Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.