Modelos de intervenção para a promoção da linguagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2025v37i1e69814Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Terapia da Linguagem, Fonoaudiologia, Linguagem Infantil, Desenvolvimento da LinguagemResumo
Introdução: Uma das manifestações mais frequentes e critério diagnóstico para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a limitação referente ao uso da linguagem com vistas à comunicação social. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico dos últimos 6 anos sobre os modelos de intervenção precoce utilizados para a promoção do uso da linguagem oral de crianças com TEA. Método: Para o levantamento dos artigos na literatura, a pesquisa bibliográfica realizou-se por uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde, MEDLINE via PUBMED, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e EMBASE nos períodos de 2018 a 2023. Estudos que respondiam à pergunta norteadora e aos descritores estabelecidos, estudos publicados nos últimos 6 anos (de 2018 a 2023), grupo etário participante - lactente a escolar (até 5 anos de idade) e sem restrições em relação aos idiomas. Os artigos sem os textos completos disponíveis foram excluídos. Resultados: A busca realizada por meio de descritores revelou 5012 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas, após análise e etapas de seleção, 21 estudos foram selecionados dentro dos critérios estabelecidos e foram eleitos para essa revisão. Para a análise dos artigos selecionados, as informações sobre os estudos foram organizadas, em um protocolo, considerando os seguintes aspectos: título, autor/autores, ano, país, tipo de estudo, objetivos, amostra, modelo utilizado e resultados. Conclusão: Foram verificados estudos com os diferentes modelos, metodologias e abordagens utilizados para promover o uso e estimular o desenvolvimento adequado das habilidades da linguagem oral na abordagem do Transtorno do Espectro do Autismo.
Downloads
Metrics
No metrics found.
Referências
Steinbrenner JR, Hume K, Odom SL, Morin KL, Nowell SW, Tomaszewski B et al. [Internet]. Evidence-based practices for children, youth, and young adults with Autism. The University of North Carolina at Chapel Hill, Frank Porter Graham Child Development Institute, National Clearinghouse on Autism Evidence and Practice. Review Team. [acesso 2023 Nov 05]. Available from: https://ncaep.fpg.unc.edu/sites/ncaep.fpg.unc.edu/files/imce/documents/Pr%C3%A1tica%20Baseada%20em%20Evid%C3%AAncias%20para%20Crian%C3%A7as%2C%20Adolescentes%20e%20Jovens%20Adultos%20com%20Autismo.pdf.
Montenegro ACA, Leite GA.; Franco MN, Santos D, Pereira JEA, Xavier, IALN. Contribuições da comunicação alternativa no desenvolvimento da comunicação de criança com transtorno do espectro do. Audiol. Commun. res., v. 26, e2442, p. 1 – 9, fev., 2021.
American Psychiatric Association. DSM–V: Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 5. Ed. EUA, 2013.
Vivanti G, Prior M, Williams K, Dissanayake C. Predictors of outcomes in autism early intervention: why don’t we know more? Frontiers in Pediatrics. 2014; 2(58):1-10.
Medrado CS, Sobrinho F de P. Prática Baseada em Evidência (PBE) em Fonoaudiologia. Rev. Distúrbios Comum. 2019; 28(2): 341-9.
Schreibman L, Dawson G, Stahmer AC, Landa R, Rogers SJ, McGee GG et al. Naturalistic Developmental Behavioral Interventions: Empirically Validated Treatments for Autism Spectrum Disorder. J. autism dev. disord. 2015; 45(48): 2411-28.
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23.ed. ver. E ampl. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. [Internet]. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews (2016) 5: 210, DOI: 10.1186/s13643-016-0384-4. [acesso 2023 Ago 23]; Available from: https://www.rayyan.ai/.
Rollins PR, De Froy AM. Reexamining Pathways Early Autism Intervention in Children Before and After the Third Birthday: A Randomized Control Trial. J. autism dev. disord. 2023; 53(3):1189-1201.
Roberts MY, Stern YS, Grauzer J, Nietfeld J, Thompson S, Jones M et al. Teaching Caregivers to Support Social Communication: Results From a Randomized Clinical Trial of Autistic Toddlers. Am j. speech-lang pathol. 2023: 32(1): 115-27.
Lee J, Sone B, Rooney T, Roberts MY. The Role of Naturalistic Developmental Behavioral Interventions in Early Intervention for Autistic Toddlers: An Observational Study. Am j. speech-lang pathol. 2023; 32(2): 439-51.
Osman HA, Haridi M, Gonzalez NA, Dayo SM, Fatima U, Sheikh A. et al. A Systematic Review of the Efficacy of Early Initiation of Speech Therapy and Its Positive Impact on Autism Spectrum Disorder. The Cureus Journal of Medical Science. 2023;15(3):1-7.
Gevarter C,Najar AM, Flake J, Tapia-Alvidrez F, Lucero A. Naturalistic Communication Training for Early Intervention Providers and Latinx Parents of Children with Signs of Autism. Journal of Developmental and Physical Disabilities. 2022; 34(1):147-69.
Hampton LH, Kaiser AP, Nietfeld JP, Khachoyan A. Generalized Effects of Naturalistic Social Communication Intervention for Minimally Verbal Children with Autism. J. autism dev. disord. 2021; 51(1): 75-87.
McDaniel J, Yoder P, Crandall M, Millan ME, Ardel CM, Gengoux GW J et al. Effects of pivotal response treatment on reciprocal vocal contingency in a randomized controlled trial of children with autism spectrum disorder. Autism: Sage Journals.2020; 24(6):1566-71.
Hampton LH, Kaiser AP, Fuller EA. Multi-component communication intervention for children with autism: A randomized controlled trial. Autism: Sage Journals.2020; 24(8): 2104-116.
Will MN, Currans K, Smith J, Weber S, Duncan A, Burton J. et al. Evidenced-Based Interventions for Children with Autism Spectrum Disorder. Curr probl. pediatr. adolesc. health care.2018; 48(10): 234-49.
Thiemann-Bourque K, Feldmiller S, Hoffman L, Johner S. Incorporating a Peer-Mediated Approach into Speech-Generating Device Intervention: Effects on Communication of Preschoolers With Autism Spectrum Disorder. J Speech lang. hear. res. 2018; 61(8): 2045-61.
Rieth SR, Haine-Schlagel R, Burgeson M, Searcy K, Dickson KS, Stahmer AC. Integrating a Parent-Implemented Blend of Developmental and Behavioral Intervention Strategies into Speech-Language Treatment for Toddlers at Risk for Autism Spectrum Disorder. Seminars in Speech and Language. 2018; 39(2):114-24.
Montenegro ACA, Silva LKSM, Bonotto RCS, Lima RASC, Xavier IALN. Use of a robust alternative communication system in autism spectrum disorder: a case report. Rev. CEFAC.2022; 24(2) :1-11.
Pereira ET, Montenegro ACA, Drosal AGC, Walter CCD. Augmentative and Alternative Communication on Autism Spectrum Disorder: Impacts on Communication. CoDAS. 2020; 32(6):1-8.
Wang SH, Zhang HT, Zou YY.; Cheng SM, Zou XB, Chen KY. Efficacy and moderating factors of the Early Start Denver Model in Chinese toddlers with autism spectrum disorder: a longitudinal study. World J Pediatr.2023;19(8):741-52.
Zhang YR, Tao HM, Yang G, Wang Y, Sha L, Shao Z. Efficacy of family rehabilitation treatment performed by parents under the guidance of professionals in children with autism spectrum disorder: a prospective study. Chinese Journal of Contemporary Pediatrics. 2021; 23(12):1256-61.
Binns AV, Smyth R, Andres A, Lam J, Cardy JO. Looking back and moving forward: A scoping review of research on preschool autism interventions in the field of speech-language pathology. Autism and Developmental Language Impairments.2021; 6(1):1-16.
Binns AV, Cardy JO. Developmental social pragmatic interventions for preschoolers with autism spectrum disorder: A systematic review. Autism & Developmental Language Impairments.2019; 4(1):1-18.
Hassanati F, Tavasoli M, Jafari S. The Effect of Early Language Intervention on Children with Developmental Language Disorders: A Case Study. Journal of Rehabilitation Sciences and Research. 2022; 9(3):138-41.
Baixauli-Fortea I., Gascón-Herranz N, De Carlos-Isla M, Colomer-Diago C. A communication intervention in autism spectrum disorder by means of the programm ‘’More than Words’’- A Case Study. Nat. rev., Neurol.2018; 66(1):77-82.
Bozkus-Genc G, Yucesoy-Ozkan S. The Efficacy of Pivotal Response Treatment in Teaching Question-Asking Initiations to Young Turkish Children with Autism Spectrum Disorder. Journal autism dev. disord.2021; 51(11): v. 3868-86.
Vivanti, G.; Rogers, S. J. Autism and the mirror neuron system: Insights from learning and teaching. 369. Ed. EUA: Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, 1644: 20130184, jun. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Fonseca Bastos, Nayara Caroline Barbosa Abreu, Denise Brandão de Oliveira e Britto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.