Auditory processing and language evaluation in patients with Cat Eye Syndrome - case study

Authors

  • Aline Priscila Cibian Universidade Federal de São Paulo
  • Larissa Mendonça Agessi Universidade Federal de São Paulo
  • Thiliê Palácios Universidade Federal de São Paulo
  • Juliana Silveira Ferreira Medeiros Universidade Federal de São Paulo
  • Ellen Osborn Universidade Federal de São Paulo
  • Liliane Desgualdo Pereira Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

Speech Language Pathology and Audiology, Hearing, Hearing Disorders, Auditory Perception.

Abstract

The Cat Eye Syndrome is a rare syndrome characterized by coloboma of iris and pre-auricular malformation. The objective of this study was to evaluate the speech, comprehension of speech and auditory processing of two brothers with a diagnosis of cat eye syndrome. The evaluations were performed in a neuroaudiologic clinic and speech screening clinic of the Speech Therapy Department, Federal University of São Paulo. The tests were: pure tone audiometry, research of the speech reception threshold, tympanometry and acoustic reflex, index of speech recognition percentage, speech in noise with figures, digit dichotic test Random Gap Detection Test, vocabulary test and phonology and an Item which assesses speech comprehension of Luria Nebraska Neuropsychological Assessment. In the evaluation the children showed bilateral sensorineural hearing loss of minimum level, changes in hearing closure and figure-ground in auditory processing, and in the skills of listening and spoken language issue in phonology and vocabulary tests.

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Author Biographies

Aline Priscila Cibian, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2011). Estagiou no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital São Paulo, atuando por meio período em 2010 e período integral em 2011, com ênfase nas subáreas de Linguagem, Audiologia, Motricidade Orofacial, Voz, Disfagia e Saúde Coletiva. Fez o curso de especialização em Audiologia, na Universidade Federal de São Paulo (Fevereiro de 2012 a Fevereiro de 2013). Atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Larissa Mendonça Agessi, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Thiliê Palácios, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014).

Juliana Silveira Ferreira Medeiros, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2014).

Ellen Osborn, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1975) , especialização em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1976) , mestrado em Lingüística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2012) . Atualmente é Outro - Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia , com ênfase em Linguagem. Atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, cognição, escolares, neuropsicologia.

Liliane Desgualdo Pereira, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1985) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993), e Livre-Docência pela Disciplina dos Distúrbios da Audição do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP(2005) . Atualmente é Professor Associado da Escola Paulista de Medicina -Universidade Federal de São Paulo. É parecerista ad hoc dos periódicos : CODAS, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2317-1782 (continuação do Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ISSN 2179-6491); Audiology - Communication Research (ACR) ISSN 2317-6431 que é uma publicação técnico-científica da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), continuação da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (RSBF) (ISSN versão online 1982-0232); e da revista Distúrbios da Comunicação Humana (PUC-SP). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, percepção auditiva, testes auditivos, processamento auditivo central (neuroaudiologia) , avaliação e reabilitação auditiva dos distubios do processamento auditivo, crianças , adultos e idosos. Coordenadora do Departamento de Audição e equilibrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006-2007).Diretora da Academia Brasilleira de Audiologia(2007-2008).Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo (2003-2009).

Published

2015-11-13

How to Cite

Cibian, A. P., Agessi, L. M., Palácios, T., Medeiros, J. S. F., Osborn, E., & Pereira, L. D. (2015). Auditory processing and language evaluation in patients with Cat Eye Syndrome - case study. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22182

Issue

Section

Artigos